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4 passos para mensurar o ROI nas redes sociais

Descubra quais pontos devem ser avaliados nas principais plataformas digitais


6 de novembro de 2014 - 3h15

Mensurar o ROI na social media não muito diferente de mensurar o ROI no marketing tradicional. Todos sabem que é preciso se destacar para impactar a audiência, mas como você deve medir exposição, influência e engajamento de seus esforços de marketing?

Por exemplo: se você tem um anúncio impresso em uma revista, como sabe quantas pessoas foram impactadas? Como saber quantas pessoas foram influenciadas? E o principal, como você sabe o número de pessoas que foram engajadas pela peça a ponto de tomar alguma atitude?

Confira o guia para mensurar ROI na social media:

1. Mensure exposição

A exposição permite conhecer quantas pessoas podem ser alcançadas com um post. Veja o que deve ser mensurado em cada canal:

Twitter: Quantos novos seguidores você conquistou? Quantos seguidores retuítaram seus posts? Quantos seguidores essas pessoas têm?

Facebook: Quantos novos fãs curtiram a fanpage da sua marca? Quantos fãs comentaram e gostaram dos seus posts?

YouTube: Quantas visualizações o vídeo recebeu? Quantos novos assinantes se inscreveram no canal? Esses views e assinantes estão ligados a alguma promoção? Mensure o crescimento durante um período específico.

Blog: Quantos visitantes o novo conteúdo atraiu? As visitas a posts novos e antigos têm aumentado?

E-mail: Quantos e-mails estão em sua lista de distribuição? Quantos receberam os e-mails que você disparou?

2. Calcule engajamento

Quantas pessoas interagiram com seu post?

Twitter: Quantos seguidores clicaram no conteúdo compartilhado? Quantas pessoas retuítaram? Quantas pessoas usaram a hashtag da sua campanha de social media? Quantas pessoas foram engajadas pela sua marca?

Facebook: Quantos seguidores clicaram no conteúdo postado na rede social? Quantas vezes o post foi curtido e comentado? Quantas mensagens diretas e posts falando sobre a campanha?

YouTube: Quantos novos comentários seus vídeos obtiveram? Quantas novas avaliações os vídeos receberam? Quantas vezes seus vídeos foram compartilhados?

Blog: Quantos comentários novos os posts do seu blog receberam? Quantos novos assinantes você conquistou? Quantas vezes o conteúdo foi compartilhado nas redes sociais? Quantos blogs third-party comentaram no seu blog e resultaram em tráfego?


E-mail:
Quantas pessoas abriram sua mensagem? Quantas pessoas clicaram no conteúdo distribuído? Quantas pessoas compartilharam esse e-mail e onde o conteúdo foi compartilhado? Quantas novas assinaturas foram geradas?

3. Determine influência
Existe um grande debate sobre se o social media marketing pode ou não ser mensurado. Medir a influência de seus esforços nessa área depende da perspectiva da empresa. Existem ferramentas para rastrear a influência da social media, mas elas podem ser caras.

Em vez disso, sua empresa deve observar métricas de engajamento e exposição listadas acima. As respostas foram positivas, neutras ou negativas? A empresa conseguiu influenciar as pessoas do jeito que queria? Quem se engajou com os posts? Havia players grandes com bastante seguidores?

Você deve investir no engajamento com influenciadores assim como seu usuário médio. Eles podem influenciar seu negócio imensamente. Um share do seu post poder resultar em vários leads.


4. Rastreie mensurações

A frequência para mensurar o desempenho na social media depende de quais são os objetivos da sua empresa. Uma empresa menor pode querer rastrear uma vez por mês, enquanto uma empresa grande pode preferir rastrear todos os dias.

Você deve registrar essas mensurações no Excel ou no Google Docs. O material deve ressaltar as métricas que importam para sua empresa. Ao rastrear esses dados, você saberá o nível de progresso de seus esforços.

Com informações do Social Media Today 

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