Notícias
7 maneiras de fidelizar consumidores com gamification
Convenhamos: na era da distração, obter alguma atenção extra dos clientes pode valer ouro. Rocco Sannelli, do Mashable, diz o mesmo, com outras palavras
7 maneiras de fidelizar consumidores com gamification
Buscar7 maneiras de fidelizar consumidores com gamification
BuscarConvenhamos: na era da distração, obter alguma atenção extra dos clientes pode valer ouro. Rocco Sannelli, do Mashable, diz o mesmo, com outras palavras
1 de janeiro de 2012 - 0h00
Games têm sido cada vez mais usados por marcas e empresas –para fidelizar consumidores, claro, e até para atrair e selecionar talentos. Gabe Zichermann, chairman do GSummit, dafirma em coluna no Business News Daily que a gamificação tem grande poder de engajar mais profundamente os consumidores, o que, consequentemente, gera mais fidelidade. Convenhamos: na era da distração, obter alguma atenção extra dos clientes pode valer ouro. Rocco Sannelli, do Mashable, diz o mesmo, com outras palavras. Para ele, gamification, além de tornar as coisas mais divertidas, é capaz de aumentar o engajamento, o comprometimento e a motivação para que os usuários – sejam eles consumidores ou funcionários – superem seus limites para entender verdadeiramente alguma coisa.
Confira a seguir 7 dicas para usar tecnologia da melhor forma:
1 – Ensine algo sobre o seu produto. Pense na campanha LevelUP for Photophop, da Adobe, por exemplo, com várias séries de níveis e missões que ajudavam as pessoas a aprender mais sobre os recursos do Photoshop durante o trial de 30 dias. Ou seja, a marca usou gamification para ajudar usuários novatos a entender o potencial do programa – e, por consequência – o seu valor.
2 – Encontre o momento certo. A dica é encontrar momentos em que os consumidores podem estar entediados, com intervalos longos de tempo e sem muito o que fazer. Uma sala de espera, por exemplo, ou uma ida a um café desacompanhado. A ideia é manter o consumidor envolvido o tempo suficiente para que ele possa chegar até a próxima fase do jogo.
3 – Incentive o compartilhamento. Em tempos de mídia social, não é preciso lembrar que a recomendação compartilhada por um consumidor da sua marca nas suas redes sociais pode se transformar na sua melhor ferramenta de vendas. Certo? A dica, então, é fazer com que a gamificação seja suficientemente interessante para ser compartilhada pelos usuários – e não que ela apenas ofereça um descontinho aqui e ali ou qualquer outro benefício desse tipo.
4 – Integre on e off. Outra dica interessante é que gamification não é exclusividade do online. Como lembra Zichermann, lojas físicas podem adotar estratégias similares ao do Foursquare, por exemplo, misturam ações presenciais e virtuais na mecânica do jogo. O Foursquare, aliás, é sempre referência nesse assunto, por transformar em jogo e competição entre amigos o ato de ir a determinados lugares.
5 – Pense além dos cupons. Programas de cupons, do tipo “compre 10 e ganhe 1” podem ser turbinados com gamification. Com essa tecnologia as marcas podem, claro, oferecer prêmios aos consumidores, mas, em troca, podem conseguir mais interações com eles. Segundo Zichermann, isso é até mais barato do que um programa de fidelidade tradicional e ainda constrói uma base de clientes de longo prazo.
6 – Considere games de longo prazo. Mais uma recomendação é investir em games de longo prazo, que exigem prática e habilidades do consumidor. Eles são obviamente mais complexos, já que precisam para atrair e reter o interesse dos consumidores por mais tempo e com maior frequência, mas são também especialmente eficientes para marcas que querem aumentar a frequência de compras.
7 – Desafie o usuário. Sannelli lembra que a área de recrutamento tem cases eficientes nesse quesito. Um deles é “The Google Code Jam” (imagem), concurso de programação global online que atraiu 7,5 mil pessoas em um ano. Os 25 finalistas foram convidados para o campus Montain View para competir por 50 mil dólares em prêmios, além da oportunidade de trabalhar no Google. Outro exemplo é o “Programming Challenge”, do Facebook, em que os candidatos podiam solucionar desafios de programação para obterem um status de “potenciais empregados” da empresa. Para marcas e consumidores, a dica é a mesma: desafie adequadamente, ofereça recompensas interessantes e conquiste engajamento. Ou você duvida?
#Publicado originalmente no site Innovation Insider/IBM.
Referências
http://mashable.com/category/gamification/
http://www.businessnewsdaily.com/6151-gamifying-best-practices.html
http://www.mycustomer.com/feature/experience/gamification-future-customer-loyalty-programmes/167148
http://mashable.com/2014/04/05/gamification-in-hiring/
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores