Notícias
Buzz no Twitter influencia pouco a audiência dos canais de TV
Tuítes e retuítes sobre principais atrações da televisão no microblog não significam crescimento instantâneo na audiência, de acordo com dados de institutos norte-americanos
Buzz no Twitter influencia pouco a audiência dos canais de TV
BuscarBuzz no Twitter influencia pouco a audiência dos canais de TV
BuscarTuítes e retuítes sobre principais atrações da televisão no microblog não significam crescimento instantâneo na audiência, de acordo com dados de institutos norte-americanos
20 de fevereiro de 2014 - 2h00
POR COTTON DELO
Do Advertising Age
Grande parte do apelo do Twitter para os publicitários é o público que assiste TV enquanto tuíta sobre programas. Porém, há evidências que mostram que a audiência do microblog não está crescendo tão rápido, particularmente durante grandes eventos televisivos, tão importantes para a publicidade.
A tabela ao final deste texto mostra que o crescimento da chamada televisão social não é tão promissor assim. Se olharmos para cinco eventos recentes do ano passado, há casos de crescimento e de queda em comparação a 2014.
De acordo com o Nielsen SocialGuide, conversas sobre o Super Bowl diminuíram 3% ano após ano, enquanto o buzz em torno do Golden Globe cresceu 39%. Em relação a 2013, menções ao All-Star Game da NBA despencaram 21%. Outros programas, como o Grammy e a temporada de Walking Dead mostraram algum crescimento. A questão é: os tuítes sobre atrações da TV chegarão ao mercado de massa?
No caso do Super Bowl, a Nielsen reportou que 25,3 milhões de tuítes foram publicados sobre o campeonato, que é o evento mais assistido do ano na televisão norte-americana. O número é uma queda modesta em comparação com as 26,1 milhões de menções em 2013. A quantidade de pessoas postando na rede social sobre os jogos passou de 5,3 milhões para 5,6 milhões.
A Nielsen reuniu 13,8 milhões de tuíte relativos ao Grammy deste ano, um crescimento de 9% em relação aos 12,7 milhões do ano passado. No entanto, a audiência da TV nas premiações, nos EUA, apresentou um tímido salto de 2013 (28,4 milhões) para 2014 (28,5 milhões).
Claro que existem exemplos do crescimento do Twitter na TV. Na premiere de Walking Dead, por exemplo, os tuíte aumentaram 26% e a audiência também passou de 12,3 milhões para 15,8% milhões, um aumento de 28%. Isso aponta que o público da TV foi maior que o buzz no microblog.
O Golden Globes demonstrou ótimo crescimento em conversação social TV. O número de tuíte cresceu 39%, saltando de 1,7 milhões para 2,4 milhões, enquanto a audiência do evento na TV passou de 19,7 milhões para 20,9 milhões.
Esse crescimento pouco uniforme indica que o Twitter precisa fazer duas coisas: tornar a plataforma mais engajadora para usuários atuais e mais atraente para recém-chegados, além de mostrar que seu público pode consumir conteúdo sem precisar criá-lo.
Mas se a rede social provar que não consegue manter o ritmo durante eventos mais vistos na televisão, será mais difícil vender seus pacotes para anunciantes.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores