Pyr Marcondes
5 de janeiro de 2018 - 9h27
Filas em supermercados para fazer a compra do mês, em bancos para pagar as contas, em shows para comprar ingresso para aquela banda preferida, em ponto de ônibus para voltar para casa depois de um dia de trabalho. A “fila de espera” é um fato cotidiano na vida do ser humano, mas e quando essa fila tem 34 mil pessoas entre crianças, adultos e idosos? Esse é o número de pessoas que sofrem na espera de uma chance de melhorar a vida ou até mesmo sobreviver: com o aguardo da doação de um órgão.
Para conscientizar a população sobre a importância de comunicar a família de que é um doador de órgãos e mostrar que há milhares de pessoas em uma fila de espera, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lançou a campanha #UmaVidaNaFila com filme divulgado nas redes sociais do hospital.
Desenvolvido pela Agência Enken, com produção da Vila Filmes, o vídeo mostra uma simulação de uma fila gigante, chamando a atenção de quem passava pelo local. Com a ajuda de drones, a fila, vista de cima, teve o formato de um símbolo que representa a vida: o ecocardiograma. Na ação, foi instalado, também, um totem interativo no começo da fila, onde as pessoas, curiosas, apertavam um botão “tire uma foto sua” e era surpreendida com a fotografia de uma pessoa estranha, que estava na fila, atrás do totem representando alguém a espera de uma doação de órgão.
“Um único doador de órgão é capaz de ajudar pelo menos 10 pessoas que aguardam por um transplante. O primeiro passo para ser um doador é comunicar a vontade à família, pois serão eles que autorizarão a doação”, afirma Sandra Sernaglia, gerente de Marketing da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
“O conceito criativo #UmaVidaNaFila surgiu de uma forma natural – é uma vida na fila da espera por uma doação. Não é uma espera qualquer, é a espera por uma chance de viver”, destaca João Ferraz, diretor de Criação da Enken.
Além do vídeo, foi criado uma landing page interativa, onde há mais detalhes sobre transplantes, os mitos e verdades, números sobre a doação de órgãos e, também, uma opção onde a pessoa pode trocar a foto de perfil nas redes sociais com uma mensagem, comunicando família e amigos da sua vontade de ser um doador de órgãos. www.umavidanafila.com.br ou einstein.br/umavidanafila
Ficha Técnica
Agência: Enken
Cliente: Hospital Israelita Albert Einstein
Título: #UmaVidaNaFila
Diretor de Criação: João Ferraz
Redação: Lucy Ramos
Diretor de Arte: Aline Luciano
Assistentes de Arte: Diego Rangel e Gilvan Sousa
Atendimento: Monica Lucas e Juliana Lima
Mídia: Natasha Bezerra
Diretor de TI: Fábio Menezes
Analista de TI: Israel Correa
Assistentes de TI: Gabriel Spina e Henrique Papile
Produtora: Vila Filmes