Assinar

Influencers anabolizados por Inteligência Artificial. Nova tendência.

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Influencers anabolizados por Inteligência Artificial. Nova tendência.

Buscar
influencer marketing
Publicidade

Notícias

Influencers anabolizados por Inteligência Artificial. Nova tendência.

Já nem dá pra dizer que é novidade, mas dá pra dizer que vai virar tendência. Dados e Inteligência Artificial vão transformar esse mercado, que se sofistica em oferta e em diversidade.


16 de maio de 2017 - 6h39

Unir marcas, consumidores e influencers através de programas e processos envolvendo Inteligência Artificial. Uma tendência que já deixou de ser novidade, em verdade, mas que vai se espalhar fortemente nos próximos anos.

À medida em  que o universo de influencers se diversifica e se sofistica e à medida em que as marcas percebem cada vez mais que não são todos eles que se adequam às mensagens que querem passar, fazer o casamento entre essa diversidade, o público que se quer atingir e as mensagens das marcas passa a ser uma tarefa menos de intuição de agentes e agências, e mais uma tarefa orientada a gestão de dados complexos.

Esse é o campo em que a Inteligência Artificial melhor navega.

Agências e plataformas mais centradas em tecnologia estão fazendo esses casamentos baseadas em inteligência artificial – semelhantes às usadas para modelar segmentos de público-alvo para segmentação de anúncios ou ativar chatbots – para arrancar potenciais parceiros influenciadores do pool de alternativas hoje a sua disposição no mercado.

Usar inteligência artificial e o aprendizado das máquinas (machine learning) para descobrir e ligar os influencers populares de mídia social com marcas é uma alternativa que está hoje disponível no mercado através de tecnologias como o do Watson da IBM, mas também através de soluções nacionais como Stilingue e AirInfluencers.

A marca de automóveis Mazda recrutou influencers através da tecnologia da IBM para levá-los ao SXSW deste ano e promover seu novo modelo CX-5 a um público muito específico como o que frequenta o evento. A tecnologia analisou seus próprios pontos de contato no ecossistema social para determinar palavras comuns usadas ao lado da marca Mazda para encontrar influenciadores adequados ao público do SXSW. A marca procurava influencers extrovertidos com um toque de modernidade.

Para o esforço de SXSW, quatro influenciadores de Mazda foram selecionados para trafegar em Austin no CX-5, além de ativarem os seus públicos e os presentes ao evento através do Twitter, Instagram e Facebook. A abordagem orientada por dados deu à Mazda a capacidade de refinar a segmentação do seu influencer marketing, de forma a alinhar tudo melhor com os valores da marca, como explicou na época Eric Watson, diretor de operações de marketing da Mazda North American Operations.

Dados, máquinas e influencers caminharão cada vez mais juntos no novo mundo digital.

Publicidade

Compartilhe

Veja também