Pyr Marcondes
16 de maio de 2017 - 6h39
Unir marcas, consumidores e influencers através de programas e processos envolvendo Inteligência Artificial. Uma tendência que já deixou de ser novidade, em verdade, mas que vai se espalhar fortemente nos próximos anos.
À medida em que o universo de influencers se diversifica e se sofistica e à medida em que as marcas percebem cada vez mais que não são todos eles que se adequam às mensagens que querem passar, fazer o casamento entre essa diversidade, o público que se quer atingir e as mensagens das marcas passa a ser uma tarefa menos de intuição de agentes e agências, e mais uma tarefa orientada a gestão de dados complexos.
Esse é o campo em que a Inteligência Artificial melhor navega.
Agências e plataformas mais centradas em tecnologia estão fazendo esses casamentos baseadas em inteligência artificial – semelhantes às usadas para modelar segmentos de público-alvo para segmentação de anúncios ou ativar chatbots – para arrancar potenciais parceiros influenciadores do pool de alternativas hoje a sua disposição no mercado.
Usar inteligência artificial e o aprendizado das máquinas (machine learning) para descobrir e ligar os influencers populares de mídia social com marcas é uma alternativa que está hoje disponível no mercado através de tecnologias como o do Watson da IBM, mas também através de soluções nacionais como Stilingue e AirInfluencers.
A marca de automóveis Mazda recrutou influencers através da tecnologia da IBM para levá-los ao SXSW deste ano e promover seu novo modelo CX-5 a um público muito específico como o que frequenta o evento. A tecnologia analisou seus próprios pontos de contato no ecossistema social para determinar palavras comuns usadas ao lado da marca Mazda para encontrar influenciadores adequados ao público do SXSW. A marca procurava influencers extrovertidos com um toque de modernidade.
Para o esforço de SXSW, quatro influenciadores de Mazda foram selecionados para trafegar em Austin no CX-5, além de ativarem os seus públicos e os presentes ao evento através do Twitter, Instagram e Facebook. A abordagem orientada por dados deu à Mazda a capacidade de refinar a segmentação do seu influencer marketing, de forma a alinhar tudo melhor com os valores da marca, como explicou na época Eric Watson, diretor de operações de marketing da Mazda North American Operations.
Dados, máquinas e influencers caminharão cada vez mais juntos no novo mundo digital.