Os impactos da IA na compra de mídia
Pesquisa da DoubleVerify indica que 91% dos profissionais usam ou planejam usar a tecnologia em campanhas digitais

Inteligência artificial já ajuda em operações (Crédito: Digineer Station/Shutterstock)
A inteligência artificial (IA) está se consolidando como uma aliada estratégica no marketing digital, segundo o relatório 2025 Global Insights: AI, Automation and the Future of Digital Advertising, da DoubleVerify (DV).
O estudo combina análises de campanha com dados da própria plataforma, além de percepções de 1.970 líderes de marketing e publicidade ao redor do mundo.
O levantamento mostra que a pressão operacional sobre os profissionais do setor segue elevada, especialmente na compra programática de mídia.
Segundo a pesquisa, gestores de campanhas gastam, em média, 26% do tempo, o que equivale a mais de dez horas semanais, em otimizações manuais, como ajustes de bids, realocação de orçamentos e redefinição de metas de desempenho.
Nas agências norte-americanas, esse volume de trabalho representa um custo superior a US$ 17 mil por ano por colaborador dedicado a atividades repetitivas, recursos que poderiam ser direcionados a planejamento estratégico e inovação.
IA em diferentes fluxos de trabalho
A ativação de campanhas registrou o avanço mais expressivo, com aumento de 32% em relação ao ano anterior.
Já o uso de IA para bids e otimizações em tempo real subiu 12%, demonstrando maior eficiência da tecnologia frente à complexidade dos mecanismos de desempenho de mídia.
Também houve crescimento no emprego da tecnologia para elaboração de resumos de briefings de mídia, que aumentaram 11%, e para a otimização criativa dinâmica, que avançou 8%.
O movimento é reforçado pela percepção dos próprios profissionais do setor: 91% deles afirmam já utilizar ou ter planos de utilizar ferramentas de IA ou estratégias de bids automatizados de terceiros, fora de suas DSPs (Demand-Side Platforms), como apoio para melhorar o desempenho de campanhas e trazer mais eficiência às operações.