Pontomobi cria guia para desenvolvedores de apps móveis

?Guidelines da Criação? aborda pontos que devem ser considerados na concepção de aplicativos para smartphones e tablets

i 11 de fevereiro de 2015 - 11h19

Voltado para profissionais que trabalham com criação e desenvolvimento de apps, a Pontomobi apresenta a primeira edição do “Guidelines da Criação”. O material, disponível para download, reúne uma série de orientações sobre o processo de construção de um aplicativo mobile, além de trazer referências de sites para consulta.

 

Confira nove guidelines estabelecidos pela empresa de marketing:

1º guideline: Inovarás a cada projeto: a tecnologia precisa se adaptar ao usuário, e não mais o inverso. Por isso, ao se desenvolver um app, é fundamental pensar nas melhores formas de interação.

2º guideline: Lembrarás que Mobile é Mobile e considerarás seu contexto e possibilidades de uso: um dos grandes erros é achar que um site móvel é apenas uma versão menor do site para desktop. Aproveite os recursos do aparelho, de forma a garantir a melhor experiência possível para o usuário.

3º guideline: Considerarás o Mobile como uma extensão do corpo humano: explore o máximo possível todos os sentidos, não só a visão, aproveitando os recursos do próprio aparelho, como câmeras, sensor de luminosidade, áudio, reconhecimento de voz e acelerômetro (que identifica a posição do aparelho).

4º guideline: Respeitarás cada aparelho e sistema bem como suas especificidades: é muito importante entender as diferenças entre aparelhos e, principalmente, entre sistemas operacionais. Busque saber mais sobre formas de navegação e integração de cada um, o que inclui elementos-padrão, tamanhos e resoluções de tela, entre outros aspectos.

5º guideline: Entenderás o conceito de Flat Design: trata-se do conjunto de práticas que deve ser empregado em diferentes aspectos do app, especialmente no que diz respeito à clareza dos elementos e simplicidade do layout.

6º guideline: Manterás a legibilidade das fontes: é importante ter em mente as proporções da tela do aparelho. Ao usar fontes menores, evite as serifadas e tenha cuidado com o espaçamento, mantendo uma área de toque de, pelo menos, 80 pixels.

7º guideline: Pensarás nas animações e como elas podem ajudar a transmitir sua mensagem: animações podem ser muito úteis para orientar quem usa o app. Mas, em excesso, podem cansar e poluir. Por isso, baseie-se no mundo real para se comunicar de igual para igual com o usuário.

8º guideline: Deverás falar a mesma língua que o usuário: Traduza a mensagem para a linguagem verbal, comunicando-se com o usuário de acordo com o perfil dele.

9º guideline: Farás do desenvolvedor seu melhor amigo: Outro ponto imprescindível é que haja entrosamento entre as áreas técnica e gráfica. Apesar de desenvolvedores e designers possuírem estilos de trabalho diferentes, precisam entender que exercem funções complementares.