5 de fevereiro de 2014 - 4h32
A Webspectator – tecnologia baseada no modelo de compra de mídia por visualização, e não impressão – acaba de abrir a possibilidade do mercado brasileiro testar de graça os relatórios de análises da ferramenta.
A métrica promete transformar a maneira como a mídia é negociada na internet, tornando-a mais valiosa e aumentando sua efetividade. Isso porque, com essa tecnologia, o anunciante deixa de pagar por impressões e passa a pagar pelo tempo que a sua publicidade foi de fato visualizada pelo internauta. A cobrança ocorre apenas quando a peça é visualizada efetivamente por mais de 20 segundos.
O iG, pertencente ao grupo português Ongoing, presidido no Brasil por Rafael Mora, foi pioneiro na utilização da tecnologia. O portal decidiu adotá-la porque queria começar a falar em mídia display por tempo e não mais por impressões.
O assunto está sendo discutido também no âmbito do IAB Brasil, que estuda o tema, junto aos associados para entender os padrões de adoção da métrica pelo mercado brasileiro. “É um tema que merece atenção e estudo. É quente, atual e está na nossa pauta”, declarou o presidente da órgão, Rafael Davini.