A grande pergunta
Equilibrando lucro, pessoas e planeta na "era do clima e do empreendedorismo tecnológico"
Equilibrando lucro, pessoas e planeta na "era do clima e do empreendedorismo tecnológico"
24 de março de 2023 - 14h50
A grande questão para os empreendedores na atualidade é como construir um negócio que não apenas gere lucro, mas também impacte positivamente as pessoas e o planeta. Atingir esse equilíbrio pode ser um desafio, especialmente quando se trata de levantar capital e gerenciar resultados e compensações. Como navegar entre as metas de negócios tradicionais e os objetivos orientados ao impacto?
As opções de financiamento para tais empreendimentos incluem fundos tradicionais de capital de risco, fundos de impacto, grants de family office e institucionais. No entanto, alinhar os valores da empresa e manter seu espírito e tenacidade torna-se crucial ao navegar por essas águas financeiras.
Os economistas há muito argumentam que a relevância dos incentivos são essenciais para direcionar comportamento. Como disse certa vez o economista ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman: “As pessoas respondem a incentivos, embora não necessariamente de maneiras previsíveis ou manifestas”.
No contexto dos empreendimentos de impacto, o desafio é evitar cair na armadilha de depender apenas de subsídios ou doações – que podem confundir a gestão sobre a agenda empreendedora o ritmo de desenvolvimento de produtos e expansão de mercado-, ou se tornar uma startup tradicional com fins lucrativos, que prioriza o crescimento a qualquer custo .
Para encontrar o equilíbrio , os empreendedores de impacto podem seguir as dicas de um recente painel de discussão com Ramya Swaminathan, do projeto Moonshot do Google Venture, e Shara Ticku, empreendedora de tecnologia climática. Durante o SXSW 2023 as duas trouxeram alguns elementos interessantes para esta discussão.
Mantenha o foco nos aspectos comerciais do empreendimento sem se perder no impacto que está sendo criado. Evite se tornar excessivamente egocêntrico e continue ultrapassando os limites do empreendedorismo.
Sempre use métricas emparelhadas para avaliar o sucesso. Juntamente com as métricas de negócios tradicionais, como receita, base de clientes e participação de mercado, estabeleça métricas de impacto que reflitam diretamente as metas sociais e ambientais da empresa. Trate ambos os conjuntos de métricas com igual importância.
A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, serve como um estudo de caso interessante. Originalmente estabelecida como uma organização sem fins lucrativos, fez a transição para um modelo com fins lucrativos quando ficou evidente que a escala de impacto e o cronograma que buscavam exigia um investimento de capital significativo que não estava disponível para uma entidade sem fins lucrativos. Essa transição permitiu que eles desenvolvessem ainda mais sua tecnologia e se aproximassem de sua missão.
Seguindo a sugestão das empresas de tecnologia climática, a agenda do fundador deve ser um equilíbrio entre quatro componentes principais: Clientes, Equipe, Investidores e Planeta. Nesse modelo, o foco no planeta é crucial. Como afirma o CEO da Patagonia, Ryan Gallert, as empresas têm a obrigação de limpar a bagunça que criam e promover mudanças para melhor nos mercados.
Em última análise, o sucesso de um empreendimento de impacto se resume à liderança. Ao adotar uma mentalidade de “cidadão”, os líderes podem inspirar outras pessoas a buscar a excelência e criar um impacto positivo no mundo, de forma silenciosa ou ruidosa.
Ao priorizar clientes, equipes, investidores e o planeta, os empreendedores de impacto comercial podem navegar no complexo cenário do mundo dos negócios de hoje, construindo empresas que não apenas prosperam financeiramente, mas também contribuem para um futuro mais sustentável e igualitário para todos.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo