Projetos de fact cheking se preparam para eleições
Projeto Lupe e Rede da Verdade reúnem veículos, instituições e plataformas na apuração e verificação de notícias falsas na internet
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Atentos ao período eleitoral deste ano, alguns projetos de fact checking têm se preparado e anunciam novidades. A Agência Lupa, por exemplo, comunicou na segunda-feira, 2, uma iniciativa de checagem de fatos em parceria com o Facebook. Denominado Projeto Lupe!, o programa consiste em uma série de publicações na página da Agência e interação via bot no Messenger que buscam esclarecer declarações de candidatos a Presidência e ao Governo, boatos sobre os mesmos e as regras eleitorais junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
No Messenger, o bot servirá ao usuário as checagens já feitas pela Agência Lupa sobre candidatos, partidos e demais temas noticiados pela agência. O sistema tecnológico é inspirado na plataforma de fact checking francesa Les Decodéurs, do jornal Le Monde, e realizado em parceria com o AppCívico.
No domingo, 1º de abril, Dia da Mentira, um grupo de veículos e instituições formados por Catraca Livre, Microsoft, OAB, FGV, ESPM, Instituto SEB de Educação e Aos Fatos, anunciaram em evento no Theatro Municipal de São Paulo a criação da Rede da Verdade, uma ferramenta para identificar as informações falsas divulgadas na internet. A solução compreende uma tecnologia de inteligência artificial, um núcleo de acadêmicos consultores e equipes de checagem.
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