Assinar

Curadoria Web Summit 2022: como navegar pela programação

Buscar
Opinião

Curadoria Web Summit 2022: como navegar pela programação

Das trilhas aos grandes temas dessa edição, existem várias maneiras inteligentes de montar a sua agenda


1 de novembro de 2022 - 9h48

De terça, 1º, a sexta-feira, 4, 70 mil pessoas, 2.630 startups e empresas e 1.120 investidores ocuparão os cinco pavilhões e a gigantesca Altice Arena que compõem o Web Summit 2022.

Ao todo, serão 26 tracks, ou “trilhas temáticas”, que variam de pautas como o futuro do transporte (Auto/Tech), o estado das criptomoedas (Crypto), a indústria dos influencers (Verified), ESG e negócios verdes (Planet:Tech), tendências para criadores de conteúdo (Content Summit), segurança e privacidade (Security Summit), robótica (Talk Robot), fintechs (MoneyConf) etc.

Como já expliquei por aqui, diferente de outros festivais como o SXSW, o Web Summit é “curto” e concentrado. São apenas três dias e meio de programação (o primeiro é apenas uma abertura, bem protocolar) e suas palestras duram, em média, de 15 a 30 minutos.

Para evitar que o FOMO acabe com a sua experiência, seguem algumas dicas sobre como navegar pela programação do Web Summit 2022:

Desktop ou aplicativo? Conteúdo ou forma?

Apesar de o aplicativo ser o seu melhor amigo durante o evento, é ainda pelo desktop que você tem mais opções para pesquisar a programação do Web Summit 2022.

 

Web Summit, desktop e mobile

Web Summit: programação pode ser acessa pelo desktop e mobile (crédito: divulgação)

Acessando o websummit.com/schedule, você vai encontrar quatro opções de busca:

Tracks: pesquise cada uma das 26 trilhas

Curated: você é um/a profissional de marketing? Designer? Investidor? Programador? Então, por esse filtro, você consegue ver as recomendações do Web Summit de acordo com o seu perfil.

Topics (exclusiva para desktop): esse é um filtro por assuntos, são ao todo 40, que vão de IA e Machine Learning a Fintechs e Pagamentos, Educação, Gaming e VR etc.

Formato (exclusiva para desktop): por fim, uma divisão pelos formatos dos conteúdos do evento como keynotes, masterclasses, pitches, Q&A etc
Em nossos programas de curadoria, recomendamos encarar essas pesquisas como entretenimento.

Ao invés de abrir o Candy Crush (ou Tinder, TikTok etc.), abra o aplicativo do Web Summit quando estiver no Uber, metrô, depois do almoço, na hora do café… Teste uma das opções de filtro num dia, depois outra e outra… É como aprender um novo idioma ou habilidade: uma hora, sem perceber, “você aprendeu kung-fu”. 😉

Roubando no jogo

Uma outra dica é colar nos experts. Existem vários grupos de WhatsApp circulando sobre o Web Summit, além de veículos como o próprio Meio & Mensagem produzindo conteúdos diariamente sobre o festival.

Nós, do øclb, somos curadores da Globo e do Itaú. Além de publicarmos alguns artigos por aqui, produziremos conteúdos diariamente para a Plataforma Gente e grupos da Globo.

Para fazer parte de um desses grupos, não existe nada melhor que o bom e velho boca-a-boca. No próprio aplicativo do Web Summit, você pode adicionar contatos, enviar mensagens e marcar um cafezinho com pastel de nata com alguém de seu interesse.

Em menos de duas conversas, garanto que você já encontra um grupo pra chamar de seu.

Grandes temas dessa edição

Uma das delícias de acompanhar festivais de inovação ao longo dos anos é ver como assuntos que aparecem timidamente em edições passadas ganham corpo até virarem pautas de destaque em edições recentes.

É o caso das criptomoedas, blockchain, DeFi, estudos quânticos, web3, metaverso, realidades mistas (XR, AR, VR) etc.

Particularmente para a edição de 2022 do Web Summit, preste atenção nos seguintes grandes temas:

1. ESG, Impacto e responsabilidade corporativa
2. Web3, metaverso, NFTs, criptomoedas e realidades mistas
3. Crise na indústria tech (de segurança, imagem, investimentos etc)
4. Avanços e aplicações de Inteligência Artifcial (em especial, geradores automáticos de textos, imagens, audio-visual etc)
5. Influencers e creator economy
Esses temas estão presentes em trilhas que estrearam nesse ano (Crypto, Verified, Security Summit, por exemplo) e ao longo de toda a programação. Alguns dos palestrantes “headliners” dessa edição os representam também.

Escolha o seu destino

Existem mais formas de explorar a programação de um festival, como por exemplo pesquisar via app por empresas ou profissionais que você já segue.

Como nômade digital, fiquei feliz de descobrir que o fundador do Airbnb estará no Web Summit 2022, assim como o CFO do Headspace, aplicativo de meditação que assino e uso diariamente desde 2014.

Aproveitando, fica a dica final antes do festival começar: ao longo da sua pesquisa pelo, salve tudo que é do seu interesse no app (My Schedule). Eu gosto de criar uma planilha no excel, hora a hora, com as palestras que me interesso.

Durante o evento, uso pouco o aplicativo, me guio pela boa e velha planilha. Bate forte o FOMO vendo tantas opções pelo app (já bastam os grupos de WhatsApp rs).

Por mais paradoxal que seja, quanto mais você conseguir se desconectar do celular para estar 100% conectado à experiência presencial, melhor.

Um bom Web Summit para você!

 

Publicidade

Compartilhe