Três brasileiras entram na lista de líderes influentes da Revista TIME
Duda Salabert, Érika Hilton e Txai Suruí estão na lista Time100 Next 2023
Três brasileiras entram na lista de líderes influentes da Revista TIME
BuscarDuda Salabert, Érika Hilton e Txai Suruí estão na lista Time100 Next 2023
Lidia Capitani
15 de setembro de 2023 - 12h43
Duda Salabert (PDT-MG) e Érika Hilton (PSOL-SP), conhecidas por serem as primeiras deputadas federais transgênero, e a ativista indígena Txai Suruí foram selecionadas para a lista Time100 Next de 2023, da revista americana TIME, que destaca 100 líderes emergentes de diferentes áreas com o potencial de moldar o futuro das próximas gerações.
A publicação anual escolhe pessoas que, por meio de suas visões pessoais, inspiram mudanças sociais significativas. A franquia reconhece as lideranças disruptivas de áreas como saúde, clima, negócios, esportes, artes, que estão criando novas formas de olhar, viver e pensar.
As deputadas, listadas na categoria “líderes”, foram elogiadas pela revista por sua atuação na política, particularmente em um contexto em que indivíduos transexuais enfrentam um alto risco de violência, especialmente no Brasil. Elas se destacam por suas lutas em prol da diversidade, dos direitos das mulheres trans e por iniciativas voltadas para pessoas em situação de rua.
Salabert advoca por questões como a falta de moradia e o transporte público, e atualmente, está em negociações para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil. A revista também destaca que Hilton apresentou um projeto de lei em que implementaria cotas para pessoas transgênero nas universidades, na tentativa de reduzir a dependência econômica da prostituição entre as pessoas trans.
Txai Suruí, por sua vez, é reconhecida por seu trabalho em defesa da preservação da floresta Amazônica e dos direitos dos povos indígenas. A ativista de 26 anos é Membro da comunidade indígena Paiter Suruí, fundou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e coordena a Associação de Defesa Etnoambiental—Kanindé, uma organização comunitária que trabalha com povos indígenas há mais de 30 anos. Suruí também foi a primeira mulher em sua comunidade a obter um diploma de direito, com o qual processou o governo brasileiro por não cumprir suas metas de emissões sob o Acordo de Paris.
A lista também inclui nomes de famosos internacionais que têm ganhado maior relevância nos últimos anos como a cantora Kali Uchis, o ator Paul Mescal, a modelo Hailey Bieber, a rapper Ice Spice, a comediante Mae Martin, entre outros. A lista completa pode ser conferida no site da TIME.
Compartilhe
Veja também
Como as mulheres estão moldando o mercado dos games
Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços