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Da brasa à brasileiragem: campanhas para todos torcedores

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Da brasa à brasileiragem: campanhas para todos torcedores

Humor, emoção e incentivo dão o ritmo da comunicação das marcas na Copa do Mundo Fifa 2018


14 de junho de 2018 - 7h00

Há pelo menos três meses, marcas de diversos setores estão colocando no ar suas campanhas relacionadas à Copa do Mundo Fifa 2018. Os tons se dividem em três. Há campanhas provocativas, como é o caso do Guaraná Antárctica, outras cômicas, como a de Rexona, e a abordagem mais frequente, emotiva e de superação, onde se enquadram Vivo, Netshoes e Itaú.

Apesar de apenas os patrocinadores oficiais da CBF e parceiros da Fifa serem autorizados a usar o nome Copa do Mundo para se referir ao campeonato, empresas usam estratégias para ter, em sua comunicação, referências ao evento. Confira uma seleção das campanhas de patrocinadores, apoiadores e das marcas não associadas diretamente, que foram ao ar nos últimos três meses para o mundial:

O 7×1 contra a Alemanha na Copa do Mundo passada gerou reações negativas por parte do público brasileiro nas redes sociais. Essas publicações só o suor pode apagar e é isso que é exibido na campanha criada pela Lew’Lara\TBWA para Gatorade, patrocinadora da Seleção Brasileira. O filme traz o jogador Gabriel Jesus com o time apagando comentários que foram colocados no campo.

 

Jesus também faz parte da comunicação da Vivo. Ele protagoniza diversos filmes, entre eles um em que Pelé lhe dá conselhos para o novo momento de sua carreira e outro que traz toda a sua trajetória e relação com a mãe. ambos criados pela Y&R. A operadora também patrocinou o clipe PaPum, do MC Kevinho, produzido pela Conspiração.

 

Criada pela Wieden+Kennedy São Paulo, a campanha da Nike coloca a brasileiragem em jogo em um filme que mostra tantos os jogadores da seleção quanto pessoas de todos os cantos do Brasil praticando manobras e truques no futebol, em campo ou fora dele. Além disso, o filme traz o sentimento de animação para o campeonato estampado nos muros, ruas e adornos de carros e o discurso de Kauã, menino que joga na base do Vasco e viralizou na internet por conta de sua exaltação antes de um jogo. Além de outras ações, a Nike também patrocinou a música “Resenha de Futebol”, do Rincon Sapiência com Rael e Karol Conka.

 

Para TV aberta e fechada, a Hyundai lançou a campanha “A gente não joga sozinho’, que exalta o espírito acolhedor e emocionante dos brasileiros durante o período do mundial. A montadora lançou 4,2 mil unidades das quatro versões modelo HB20 Copa do Mundo Fifa desenvolvido para o evento.

 

Neymar Jr. estrela as campanhas do McDonald’s este ano. Além de protagonizar no filme que anuncia dos Sanduíches Campeões da marca, ele também está no anúncio do Dia Drive que acontece nesta-quinta-feira, 14, e na promoção que leva crianças para entrar com os jogadores nos estádios acompanhado de seu filho. A criação é da DPZ&T.

 

Além de lançar a música “Mostra Tua Força, Brasil”, com Anitta, Tiaguinho e Fabio Brazza, o Itaú lançou uma série de filmes com o técnico Tite e, mais recentemente, um com o ex-jogador Daniel Alves. Todas as peças, criadas pela Africa, foram acompanhadas pela hashtag #issomudaojogo e serão veiculadas em TV aberta, por assinatura, mídia impressa, spots de rádio e digital.

 

Transportadora oficial da Seleção Brasileira, a Gol brincou com o fato de não colocar o Neymar Jr. para aparecer na campanha, justificando de que essa foi uma escolha para que ele tenha tempo de treinar. Ao invés dele, em campanha criada pela AlmapBBDO, colocou o jogador Gabriel Lucas em seu lugar para passear no aeroporto brincando com a bola.

 

Como forma de reafirmar sua fidelidade ao povo e Seleção Brasileira, time com o qual tem uma relação de 15 anos, a Ambev conta, em campanha, que cessou todas as exportações do refrigerante  Guaraná Antarctica para os 50 países onde ele é comercializado até o final de julho. Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, o filme mostra diversas pessoas de diferentes nacionalidades tomando o produto, em especial uma família coreana que canta em português, e, em seguida, as garrafas e latas voltam ao Brasil e são proibidas de serem exportadas.

 

A Mastercard escalou Neymar Jr. e Messi para combater a fome. A campanha #JuntosSomos10 também conta com a participação de Pelé e criou uma uma bandeira gigante de 13 mil quilômetros que circulou as cinco regiões do País para ser assinada por torcedores de todo o País à seleção brasileira. O projeto tem envolvimento da WMcCann (a McCann desenvolveu o conceito global), Momentum (ativação) e W3haus (digital). 

 

Criada pela Africa, a campanha da Brahma anuncia a mudança do nome dos rótulos de Brahma para Brasil. O filme mostra a produção das latas limitadas na fábrica de Agudos, no estado de São Paulo. A marca também criou a música “O Hino da #TorcidaN1” com as cantoras Iza e Daniela Mercury.

 

Neymar Jr. protagoniza a campanha da TCL para a Copa do Mundo e estreia como embaixador mundial da marca. O filme, exibido em TV paga, tem diversas versões e traz o jogador fazendo seu clássico movimento “É Tóis” enquanto a empresa mostra seu portfólio de televisores. A campanha foi desenvolvida pela Only Media Show e Utopia Filmes e terá peças para jornais, revistas e spots de rádio.

 

A campanha da Perdigão incentiva os consumidores a fazer churrasco no período dos jogos com as carnes da marca. Quem comunica essa campanha é o ator e comediante Marco Luque em 20 filmes de 30 segundos para as redes sociais da marca. Quem criou a comunicação e a assinatura “Brasa é Mesa Cheia e Mesa Cheia é Perdigão” é a DM9DDB.

 

Com o conceito “A gente joga junto. A gente torce junto”, o Grupo RBS divulgou uma campanha que anuncia sua cobertura da Copa do Mundo assinada pela Competence. O filme tem cenas de jogos anteriores acompanhados a uma narração da música “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos.

 

A Pilão criou quatro camisas inspiradas na trajetória do jogador Neymar Jr. para sortear em promoção. No filme, o atleta se depara com as peças enquanto uma narração relembra momentos de sua carreira noticiados no rádio ou na TV. Ao final, ele descreve como o público pode participar da ação. A campanha foi criada pela JWT.

 

A Netshoes decidiu premiar líderes de iniciativas de transformação social ligadas ao esporte com uma camiseta da seleção com seus nomes estampados. Intitulada “Convocados Netshoes”, a campanha foi criada pela agência in-house da marca e é composta por um filme com todos os presenteados compartilhando sua visão sobre o esporte e o brasileiro, e outros cinco com demais projetos como o primeiro.

 

Divulgando o novo Rexona Torcedor Fanático, versão especial do produto para o campeonato mundial, a comunicação da Rexona, criada pela Mullen LoweF.biz traz campanhas movimentadas, com jogadores fazendo embaixadinhas em diversos locais e engraçadas, como é o caso do vídeo com trilha sonora embalada pela canção “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó.

 

A Skol brincou com o fato de que na Islândia, a população fala “Skál” quando vai brindar e os convidou para uma troca. Se a seleção do país vencer a Argentina, a marca irá dar cerveja Skol gratuita aos islandeses. As peças (impresso e mídia OOH) foram criadas pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e também estão sendo expostas na Islândia.

 

Patrocinadora da Seleção Brasileira, a campanha da Ultrafarma chamou Dunga e Gilmar Rinaldi para sua campanha de título “A Dona da Bola é a Ultrafarma”, que será exibida na TV e nas redes sociais da marca. Eles falam sobre a confiança que têm na marca.

 

O aplicativo Chama colocou dois personagens (o botijão de gás e o celular) para dançar à uma paródia da canção  “Festa”, de Ivete Sangalo, em sua campanha criada pela Africa. A comunicação ainda conta com spots de rádio e peças digitais.

 

Márcio Garcia protagoniza a campanha do Supermercados Mundial em uma corrida com um alemão para chegar primeiro no caixa e aproveitar as promoções da rede. O filme será exibido em mídias do Rio de Janeiro. Quem assina a campanha é a agência 3AW.

 

Em campanha criada pela REF+, o Mercado Livre se coloca como a plataforma certa para adquirir os produtos para a Copa do Mundo. A empresa criou uma página com uma seleção de produtos e cinco filmes stop-motion, para as redes sociais, sobre os produtos. A comunicação também inclui mídia OOH.

 

Wesley Safadão e Michel Teló estão na campanha de PagSeguro, empresa do Grupo UOL para divulgar a taxa zero que pode ser comprada pelos novos clientes. A comunicação possui mídias online, out-of-home, jornal, cinema, TV aberta e paga, revista e rádio.

 

Para destacar as promoções do Carrefour próximo do início da Copa do Mundo Fifa 2018, a rede colocou seus consumidores e funcionários em um comercial que denomina cada pessoa como craque de alguma atividade. Criada pela Publicis, a campanha se desdobra em mídia digital e PDV.

*Crédito da foto no topo: Clive Rose/GettyImages

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