Tecnologias exponenciais viverão prova de fogo em 2019

Buscar

Tecnologias exponenciais viverão prova de fogo em 2019

Buscar
Publicidade

Marketing

Tecnologias exponenciais viverão prova de fogo em 2019

Estudo Emerging Tech´s 19, produzido pela White Rabbit, aponta o estágio e as principais discussões relacionadas a IoT, AI, blockchain, XR e biotech


1 de fevereiro de 2019 - 6h00

 

VR é uma das tecnologias que deve ganhar novas utilidades e direcionamentos (Crédito: Reprodução)

Tecnologias exponenciais são, geralmente, aquelas que possuem crescimento não linear e de forma acelerada. Nos últimos anos, algumas delas viraram buzzwords: internet das coisas, inteligência artificial, XR, VR e AR e outros temas estiveram presentes nas principais discussões relacionadas à inovação.

Mas, segundo Vanessa Mathias, cofundadora da White Rabbit, consultoria de tendências, é importante entender que elas possuem estágios críticos e observá-los foi o principal objetivo do estudo Emerging Tech´s 19, divulgado na quarta-feira, 30, em um evento em São Paulo. Com base em festivais de inovação ao redor do mundo como SXSW, CES e outros, a consultoria destacou o estágio, em 2019, de cinco grandes grupos de tecnologias exponenciais.

IoT
Onde conectar os objetos conectados?
O mundo pós smartphone começa a ser discutido em 2019. Essa é uma tendência que se confirma com a consolidação das interfaces por voz esse ano. Amazon e Google mostraram no CES, feira de tecnologia que aconteceu no início de Janeiro, que sua grande aposta para 2019 e para os próximos anos são seus smart assistants e se dedicam agora a infiltrar seus dispositivos dotados de inteligência artificial em todos os lares norte americanos. Em 2019 é esperado que os assistentes de voz comecem a se expandir também para mercados além do americano e britânico.

AI
Sistemas de inteligência artificial terão de se explicar
Ao passo em que a internet das coisas se expande e cada vez mais empresas passem a utilizar a inteligência artificial em seus produtos e dentro de suas organizações, a tecnologia deixa de ser algo pertencente a futuros distantes, para ser entendida como algo que começa a permear quase todos os aspectos de nossas vidas. Enquanto o deep learning evolui a passos largos, cresce a atenção de líderes e governos sobre as questões éticas geradas por essa tecnologia, como a necessidade de reconhecer e eliminar vieses em algoritmos e entender como essas máquinas tomam suas decisões, algo que nem seus criadores conseguem decifrar.

Blockchain
A corrente do bem a serviço da transparência
Após anos eufóricos onde acompanhamos a popularidade do Bitcoin crescer e seu valor atingir inacreditáveis (quase) US$ 20.000, os ânimos diante dos criptoativos e de sua tecnologia de base, a blockchain, finalmente começam a baixar. O fim da euforia não deve ser considerado algo negativo, pois mostra que a blockchain começa a atingir sua maturidade em 2019 e esforços para a criação de grandes ecossistemas descentralizados ganham força, através de iniciativas como a Consensys. Nesse ano vamos acompanhar a blockchain ficando “chata”, mas vai, finalmente, começar a ter seu potencial disruptivo aproveitado forma séria.

XR
Tornando a realidade virtual ainda mais real
Depois de alguns anos de tentativas de emplacar a realidade virtual, Mark Zuckerberg e companhia entenderam que o caminho talvez não seja vender seus headsets de VR para o maior número de pessoas possível, mas sim levar as pessoas até a experiência, algo chamado de location-based VR. Parques e experiências que permitem vivenciar a realidade virtual de forma muita mais imersiva – incluindo interações com o ambiente físico, sensações, cheiros e outros jogadores dentro da simulação – começam a despertar o interesse de cada vez mais empresas de realidade virtual e de entretenimento, como a Disney. Iniciativas semelhantes também começam a pipocar pelo Brasil na forma de centros de entretenimento em realidade virtual.

Biotech
DNAs alterados e polêmicos
A biotecnologia, em comparação com as outras tecnologias abordadas aqui, é bem mais distante da realidade de grande maioria das pessoas, mas seus avanços e descobertas passam, finalmente, a conquistar o mundo não acadêmico e gerar interesse do público geral. Um fato que contribuiu para esse crescimento em interesse foi o recente anúncio do cientista chinês, He Jiankui, que afirma ter criados os primeiros bebês geneticamente modificados – os bebês tiveram seu DNA alterado para torná-los resistentes ao vírus HIV. O debate sobre ética, moral e o futuro da humanidade sai da bolha acadêmico-política , a fazer parte da esfera de conhecimento do público geral em 2019.

Publicidade

Compartilhe

Veja também