Quem vencerá a Black Friday?

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Quem vencerá a Black Friday?

Amazon, Target, JC Penney são percebidas como as que oferecerão melhores ofertas


23 de novembro de 2011 - 8h10

A Black Friday, tradicional queima de estoques promovida nos Estados Unidos, após o feriado de Ação de Graças é implacável. Os varejistas abrem de madrugada, usam promoções com tempo limitado e mega promoções como armas para agarrar o máximo do orçamento dos consumidores possível.

Varejistas como Macy’s, Best Buy e WalMart até Kohl’s estão alardeando aberturas de lojas cada vez mais cedo, mudando o nome do evento para o sinistro “Black Midnight”. Como em anos passados, a Black Friday é um dos eventos mais movimentados do período de compras de Natal, tanto em termos de vendas quanto de tráfego de consumidores nas lojas. Este ano, no entanto, de acordo com a NPD Group o número será ainda maior; 17% dos consumidores planejam fazer suas compras neste fim de semana, contra 12% do ano passado. E de acordo com a Federação Nacional de Varejistas dos EUA, algo em torno de 152 milhões de pessoas visitarão lojas e sites de compras.

“Um alto percentual de pessoas planeja tirar vantagem de promoções, cupons e ofertas via malas diretas. Valor é importante e particularmente importante na economia que tivemos nos últimos dois ou três anos” disse Ted Marzilli, vice-presidente global e diretor da BrandIndex.

E os varejistas mais propensos a conquistar os compradores são os que na percepção do consumidor vão oferecer os melhores valores. De acordo com a BrandIndex, Amazon, Target e JCPenney estão vencendo a batalha, com os escores mais altos para a Black Friday. Kmart, Macy’s e Toys R’Us não chegaram ao Top 10. O WalMart, que tem promovido pesadamente suas vendas a prazo, em anúncios de TV, ocupa somente o sexto lugar.

Diferentemente de anos passados, Amazon, um varejista online assumiu o topo. Marzilli destacou que a Amazon tem feito promoções “agressivas” durante o ano e sem cobrar impostos sobre as vendas. “Para começar a mudar as percepções a esta altura do jogo, você realmente vai ter que romper muitas barreiras. Todos sabem que a Black Friday está próxima e haverá muitas promoções e publicidade nos próximos dias”, disse.

A Amazon está destacando a Black Friday em uma área específica do seu site e lembrando os consumidores de que seus clientes não precisam ficar em pé numa fila para fazer um bom negócio. “Estamos pesquisando o melhor para a Black Friday , incluindo propostas que outras lojas estão planejando, assim podemos equiparar ou superar seus preços e trazer as promoções mais cedo para você”, publicou no site.

O Target trouxe de volta a campanha passada de Natal, interpretada com perfeição pela comediante Maria Bamford pelo terceiro ano para promover suas vendas da Black Friday e a JCPenney tem incitado os consumidores com a “planejar seus ataques”, com suas prévias para a Black Friday.

Do Advertising Age
Tradução livre: Roseani Rocha.
 

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