Marketing
Opinião: Mas… por onde começar?
A vida é muito complexa, mas existem princípios que transitam por qualquer contexto. Há oito pontos nos quais concentro a atenção
A vida é muito complexa, mas existem princípios que transitam por qualquer contexto. Há oito pontos nos quais concentro a atenção
Meio & Mensagem
23 de setembro de 2014 - 9h29
Por Gian Martinez (*)
A cada dia conheço mais e mais gente disposta abraçar uma filosofia de vida empreendedora. Muitos não estão necessariamente criando um novo negócio, mas estão em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Junto com a mesma vontade e interesse de abraçar a revolução empreendedora (“Opinião: A era da inovação disruptiva”) percebo uma pergunta constante pairando no ar: mas, afinal, por onde começar?
Antes de partir para as minhas respostas vamos começar com um alinhamento conceitual: não acredito em respostas únicas. A vida é muito mais complexa e plural do que apenas uma direção possa tentar esclarecer. Acredito que entre o certo e o errado existe o adequado. O que é bom pra mim não necessariamente é bom pra você. E tudo bem.
Assim como na vida pessoal, qualquer decisão na vida profissional precisa considerar o contexto macro. O estágio da sua carreira, as suas ambições, a sua disposição para abdicar de alguns confortos, um novo filho na família, enfim… Tudo impacta muito. Divertidamente bem ilustrado neste post: “7 Diferenças entre curtir a balada aos 18, 25 e 30 anos”.
Porém, acredito que alguns princípios conseguem transitar por qualquer contexto. É neles que tenho concentrado as minhas atenções. Portanto, tomem as seguintes dicas como sugestões de princípios. São fundamentadas na minha experiência de vida formada pela soma das minhas vivências e pelas influências que recebi daqueles cuja trajetória sempre admirei.
Isso posto, podemos começar:
1- Leve a sério a sua paixão — simplesmente não faz o menor sentido dedicar um tempo gigantesco e precioso das nossas vidas a um trabalho que não está alinhado com nossas paixões. Se você faz o que ama vai fazer isso muito bem. Se você ama fazer pipoca pode se tornar o maior e melhor pipoqueiro do seu bairro, cidade, país, mundo. Se você está trabalhando simplesmente para tirar o dinheiro necessário para pagar as contas no fim do mês e conta os minutos para sair do escritório, tenha certeza de que já passou a hora de mudar.
2- Sonhe muito grande — eu sei que isso é clichê. Porém, é essencial ser repetido. O trabalho de sonhar pequeno e sonhar grande é o mesmo. Então, não apenas sonhe grande, sonhe muito grande. É só lembrar que muitas das inovações e marcas que estão mudando o mundo foram criadas por jovens de 20 e poucos anos, das suas garagens. Por que o próximo não pode ser você?
3- Abrace o risco e encare o medo — sim, as coisas podem dar errado. Aliás, elas podem dar muito errado. O risco é inerente à ideia de inovar, empreender. Quem busca fazer algo novo está navegando por mares inexplorados. Mas é o único jeito de encontrar um novo continente. Nessas horas, vale sempre se perguntar: o que você faria se não tivesse medo?
4- Comece rápido, gaste pouco e aprenda rápido — se eliminar o risco é impossível, abraçar um processo de trabalho que te ajude a atuar de forma mais inteligente eliminando o “achismo” é totalmente possível. O caminho mais fácil é entender e aplicar os conceitos do Lean Startup.
5- Valorize os erros — por diversos motivos nos habituamos a tentar esconder os nossos erros como se eles fossem pecados capitais. Não existe maior erro do que esse. Errar é aprender. E todos erramos. Inovar é estar disposto a errar muito para acertar um dia. Entenda isso.
6- Não supervalorize os acertos — sim, a vida dá voltas. Lembra da Kodak? E do Orkut? ICQ? Jamais sente em berço esplêndido. Um prêmio aqui ou ali importam muito pouco ou quase nada. O que importa é evoluir sempre.
7- Cerque-se de pessoas que você admira — traga para perto os melhores e atue como uma esponja. Em muitos momentos uma opinião aparentemente despretensiosa pode te ajudar a avançar muitas casas. Escute muito.
8- Divirta-se — afinal, a vida é uma só. Então, vamos viver sem ter a vergonha de ser feliz.
Provavelmente muitas dessas palavras não têm nada de novo para você. Isso é um excelente sinal. Espero que para outros elas tragam alguma luz. Isso por si só já é um grande começo. Agora é colocar o bloco na rua.
Um abraço a todos.
* Gian Martinez é cofundador da Coca-Cola Accelerator e escreve para o Meio & Mensagem mensalmente. Este artigo está publicado na edição 1628, de 22 de setembro de 2014, de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos