Ipsos mostra diferenças regionais em novo estudo

Buscar

Mídia

Publicidade

Ipsos mostra diferenças regionais em novo estudo

Pesquisa realizada de janeiro a dezembro de 2016 indica quais são os hábitos de lazer, consumo e interesses dos consumidores de cada metrópole

Salvador Strano
26 de setembro de 2017 - 17h01

A Ipsos realizou um estudo que mostra a diversidade de interesses e costumes do consumidor metropolitano das cinco regiões do Brasil. A pesquisa é dividida em três partes: interesses de cada local, hábitos de lazer e formas de consumir conteúdo. O estudo foi apresentado durante um evento realizado pelo SBT em São Paulo, nesta terça-feira, 26, para agências e clientes do mercado publicitário. Para a publicação, mais de 34 mil pessoas foram ouvidas nas metrópoles brasileiras, entre janeiro e dezembro de 2016.

TV continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. Entretanto, a presença do smartphone apresenta uma mudança crescente no cenário

Segundo a pesquisa, o consumidor urbano médio tem como principal interesse produtos audiovisuais artísticos. Em segundo e terceiro lugar estão: saúde/bem-estar e política/economia/atualidades, respectivamente. As diferenças regionais aparecem dentro desse escopo. Em São Paulo, o consumo de conteúdo sobre tecnologia é destaque. Já no Nordeste, religião aparece como um dos principais assuntos.

Quando o assunto é lazer, as diferenças entre as regiões também são presentes. No Sul, por exemplo, atividades caseiras – como fazer comida para amigos – são parte significativa do tempo livre dos consumidores, segundo a pesquisa. Já no Rio de Janeiro, a atividade física externa tem esse papel de divertimento.

A TV continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. Entretanto, a presença do smartphone conectado à internet apresenta uma mudança crescente no cenário.

Para Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT, esse estudo representa o caminho que o Canal vem seguindo. Segundo ele “o SBT busca ter essa objetividade ao conteúdo local”. As filiadas da emissora também buscam apresentadores com características fortes para o reconhecimento da população. Nonato Albuquerque, por exemplo, apresenta o programa Barra Pesada na TV Jangadeiro, de Fortaleza. Na metrópole, o Canal foi líder de audiência nos últimos 12 meses, com 9,9% do público no horário do programa, segundo dados da Kantar Ibope.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • televisão

  • sbt

  • Ipsos

  • Kantar Ibope

  • Barra Pesada

  • TV Jangadeiro

  • telespectador

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”