Anima Mundi comemora 20 anos

Buscar
Publicidade

Mídia

Anima Mundi comemora 20 anos

A partir deste ano, vencedor do festival integrará a lista de pré-indicados ao Oscar de Animação


27 de julho de 2012 - 2h44

Em 2012 a organização do Anima Mundi tem vários motivos para celebrar: além de completar 20 anos neste mês de julho, o festival de animação ainda consolida-se como um dos três maiores eventos do gênero no mundo, e qualifica-se para indicar um dos representantes brasileiros à lista de pré-indicados ao Oscar de curta-metragem de Animação.

De acordo com Aída Queiroz, fundadora e diretora do Anima Mundi, um dos fatores que garantem o sucesso do evento ao longo dessas duas décadas, é o pioneirismo do festival no Brasil. “Antes do Anima Mundi, não existia nada voltado a esse mercado no país. O festival é a grande vitrine do mercado de animação, e agora é possível encontrar uma boa produção de animação tanto para a TV quanto para o cinema, o que era impensável há alguns anos atrás”, conta.

O evento, neste ano, já passou pela cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de julho e agora acontece no Memorial da América Latina em São Paulo, onde permanece até o próximo domingo, 29. Ao todo, serão exibidos 448 filmes (80 deles, brasileiros, em um total de 1623 inscrições) e oferecidas seis oficinas gratuitas onde é possível praticar diferentes técnicas de animação como stop-motion, película e desenho animado.

Dentro do festival existem também stands e oficinas de patrocinadores e parceiros, como a Petrobras. “Nosso público é bastante diversificado, e engloba todo o universo de pessoas com mais de oito anos de idade. É um programa para toda a família”, explica a diretora.

O Anima Mundi trará ainda, pela primeira vez em sua história, o Prêmio Carlos Saldanha, que destacará a melhor animação nacional; a honraria foi proposta pelo próprio Carlos Saldanha, diretor de animação brasileiro que alcançou destaque internacional ao dirigir a franquia “A Era do Gelo” e o longa “Rio”. Já o homenageado do evento é o animador carioca Marão, que esteve presente em todas as edições do festival seja como público, como “agitador cultural” ou como concorrente. “Para quem trabalha com animação, ser homenageado no Anima Mundi é o mais alto teor de honraria que você pode receber na classe. E como estou em um evento com pessoas que me fizeram como profissional, eu fico mais orgulhoso ainda”, revela Marão.

Segundo Aída, no Rio, cidade na qual o evento teve dez dias de duração, o Anima Mundi bateu recorde de público e reuniu 73 mil pessoas. Para São Paulo, onde o festival permanece pela metade do tempo, a expectativa é atingir a marca dos 50 mil visitantes.

Para saber a programação completa do festival ou obter mais informações sobre o Anima Mundi, acesse o site do evento. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone

  • Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real