Um evento para colocar na agenda

Buscar
Publicidade

Opinião

Um evento para colocar na agenda

O Experiential Marketing Summit traz cases inspiradores para o Brasil, mas também mostra que o mercado nacional também já acompanha diversas tendências


8 de maio de 2017 - 17h07

Um evento internacional muito relevante para o nosso mercado, mas que ainda não entrou no radar dos profissionais de marketing e comunicação aqui do Brasil, é o Experiential Marketing Summit. Realizado nos Estados Unidos há 15 anos, o EMS é o maior e o principal encontro sobre marketing de experiência, expressão que representa por lá o que por aqui convencionamos chamar de live marketing. A cada ano, o evento acontece em uma cidade diferente e, desta vez, ele esteve em Chicago, onde reuniu, na semana passada, mais de 2 mil profissionais de marcas, agências e fornecedores.

Foto: Reprodução

O ponto alto do evento é a quantidade e a qualidade dos conteúdos apresentados. São mais de cem sessões, entre palestras, oficinas, visitas e oportunidades de relacionamento, distribuídas em três dias de programação intensa. Empresas como American Express, IBM, McDonald’s, Twitter, AB Inbev, Jet Blue, entre outros, falam sobre suas experiências mais recentes em ações presenciais que aproximam as marcas de seus públicos.

Por conta desse enorme volume de informações, é comum ver mais de um representante da mesma empresa se dividindo em diferentes sessões e compartilhando os aprendizados. Algumas das atividades que se destacaram foi uma visita a house agency do McDonald’s, onde apresentaram a estratégia de eventos feita para comunicar o novo posicionamento da marca para seus stakeholders; a palestra da American Express sobre grandes plataformas de ativação de marca com esportes; e do Twitter, reforçando a importância de se combinar boas experiências e histórias.

Esse foi o segundo ano em que participei do EMS e percebi que, no Brasil, estamos muito próximos do que tem sido feito por lá na área de live marketing. Em alguns casos, até temos feito melhor, especialmente se considerarmos limitações de orçamento e dificuldade de acesso a algumas tecnologias. Temos sido bem criativos e obtido ótimos resultados.

Observei ainda que ponto que vale aprender com as experiências americanas é o que eles chamam de “mobile marketing”, mas que não tem nada a ver com smartphones ou celulares: são eventos (muitas vezes pequenos) realizados quase que simultaneamente em diversas cidades, por todo o país ou em determinada região.

Essas “caravanas de marca” são feitas por diversas empresas e contam com tecnologias, equipamentos e recursos de logística que permitem uma economia de escala muito grande, possibilitando às marcas uma maior cobertura geográfica em suas ações, impactando grandes quantidades de pessoas.
Como grande parte do mercado consumidor não está necessariamente nas grandes cidades, as marcas utilizam esse recurso para levar suas ativações, experiências e ações de demonstração e degustação de produtos para um público que muitas vezes não é impactado por ações presenciais.

Os tipos de locais escolhidos variam e podem incluir estacionamentos de supermercados (incentivando a compra), ruas, eventos comunitários, shows e grandes eventos esportivos. Essas experiências, criativas e até inusitadas, ajudam a criar um vínculo maior do público com a marca, incentivando ou aumentando a compra ou uso de seus produtos ou serviços.

O Experiential Marketing Summit também conta com uma feira de produtos e serviços com algumas das principais novidades em softwares, equipamentos, tecnologias e serviços para eventos. Além de tecnologias e recursos que já têm sido usados no Brasil (como óculos de realidade virtual e RFID), merecem destaque justamente as que facilitam a realização de grandes plataformas de ativação de marca e mobile tours, como customização de veículos e softwares de gerenciamento.

Estar em eventos como o Experiential Marketing Summit é uma excelente oportunidade para o profissional se atualizar, ampliar o repertório e se inspirar. A próxima edição será em maio de 2018, em São Francisco. Já coloquei na minha agenda. Sugiro que você faça o mesmo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto