A nova Lisboa

Buscar
Publicidade

Opinião

A nova Lisboa

O WebSummit foi uma grata surpresa. Tamanho do CES, conteúdo relevante do SXSW, cidade com o atmosfera do Cannes Lions, mas com idioma mais familiar


9 de novembro de 2017 - 15h13

Quando o assunto são eventos internacionais, gestores estão sempre se questionando quais eles devem participar, quais mandar a equipe, quais acompanhar pela mídia. Cannes Lions? SXSW? CES? Principais eventos de cada indústria: Money2020, NRF?

Como alguém inquieta e sedenta por inovação, poderia participar de todos mas infelizmente a agenda não permite. Eu então me desafio sempre a descobrir os eventos ainda não descobertos.

WebSummit foi uma grata surpresa. Tamanho do CES, conteúdo relevante do SXSW, cidade com o atmosfera do Cannes Lions, mas com idioma mais familiar: Lisboa.

Mais de 60.000 pessoas, mais de 1.200 palestrantes,170 nacionalidades, 25 conferências simultâneas. Bloomberg se refere ao evento como “Davos para os geeks” e eu diria que é exatamente isso. CEOs, fundadores, líderes de estado trazendo reflexões sobre o futuro das diversas indústrias, discutindo temas como inteligência artificial, blockchain, ciência de dados, privacidade da informação e seus impactos na sociedade. Start-ups selecionadas do mundo todo, em diversos estágios, apresentando suas soluções para os mais diversos problemas. Países recrutando, incentivando e impulsionando inovação.

Qual o impacto das mídias sociais no futuro da democracia? Como AI pode ajudar a prevenir futuras guerras? Regulação é inimiga da inovação? Como será o futuro dos mercados com o monopólio das poucas e grandes empresas de tecnologia? Como AI e VR vão mudar a forma como trabalhamos, nos divertimos e aprendemos? Tecnologia será capaz de realmente melhorar a saúde das pessoas? Enfim, temáticas extremamente relevantes neste momento único da história que, como disse Steve Hawking na cerimônia de abertura do evento, tem um potencial transformador para a humanidade, para o bem ou para o mal. “Só precisamos estar cientes dos perigos, identificá-los e empregar a melhor prática e gestão e preparar as consequências do seu avanço com bastante antecedência.”

Para minha estranheza, participação bem tímida dos brasileiros. Estes são temas que todos nós deveríamos estar interessados e este é um evento para ter no radar.  #ficaadica

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto