É hora de pensar dentro da caixa

Buscar
Publicidade

Opinião

É hora de pensar dentro da caixa

É um pedido comum, que deveria estar nos objetivos de cada empresa, seja uma companhia nacional de bens de consumos ou multinacional de tecnologia sediada no Vale do Silício


19 de dezembro de 2018 - 11h08

Crédito: octomesecam/iStock

É hora de pensar dentro da caixa. Mas temos medo de pensar dentro da caixa quando todos os dias somos convidados a pensar fora dela. Os clientes querem algo que nunca tenha sido feito, inédito, inovador, criativo, inteligente, quebrador de regras, disruptivo, entre outros adjetivos que são sinônimos do tradicional pedido: “Crie algo fora da caixa”.

O problema é que, muitas vezes, quando queremos pensar em algo fora da caixa, esquecemos de olhar para dentro dela. E é exatamente dentro da caixa que moram muitas das respostas que precisamos.

Dentro da caixa é onde tudo acontece.

Fazendo um paralelo com a biologia, olhar para dentro da caixa é como olhar para o núcleo de uma célula. É lá que todas as informações genéticas são armazenadas e controladas.

Olhar para dentro é viver onde a marca habita, onde objetivos e estratégias de negócio fluem nos corredores, inovações em produtos e serviços se encontram no cafezinho, ideias e soluções não encontram paredes, tudo evolui como deveria, pois, cada um que vive por lá, respira a marca como um só organismo.

Sim, um só organismo. Sem distrações, concorrências e Riviera Francesa.

Dentro da caixa, marca e agência estão alinhadas, objetivos de negócio caminhando na mesma direção, processos sendo otimizados em tempo real, ineficiências eliminadas a olho nu, ideias e soluções criadas e, principalmente, cocriadas a todo momento.

Estar dentro da caixa não significa se fechar para o mundo, ignorar as pessoas, os consumidores e voltar o olhar só para si. Muito pelo contrário. Quem vive o interior da caixa é alimentado pelo seu exterior e sabe processar e interpretar com muito mais propriedade o que acontece fora dela.

É hora de deixar os pré-conceitos de lado e começar a pensar dentro da caixa.

E é pensando dentro da caixa que soluções fora da caixa aparecem.

 

*Créditos da imagem no topo: ISpiyaphong/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Sobre tudo que não vamos encontrar no SXSW

    Na ânsia de buscar o novo deixamos vários assuntos não resolvidos para trás

  • Negócios do futuro

    Equilibrando inovação, ética e rentabilidade no mundo corporativo contemporâneo