Como incorporar mecanismos de ?busca? a campanhas de marketing

Entenda a importância de conciliar SEO com os outros canais de seu negócio

i 11 de fevereiro de 2014 - 4h13

O caminho para a realização da compra é complexo. O público-alvo não percebe canais – eles veem a marca como uma experiência contínua, nos ambientes online e off-line. Para conseguir mais interações, é fundamental garantir que estratégias de um canal sejam trazidas para outros também. A busca é uma ótima ferramenta para começar.

A busca é o primeiro ponto de convergência entre percepção de marca e ação. É uma oportunidade iniciada pelo usuário que reforça a mensagem de outros canais, porém muitos anunciantes de busca parecem operar em um vácuo, focando a otimização do canal sem informação sobre iniciativas de outros canais. Abaixo, há uma lista de oportunidades fáceis para conectar estratégias de outros canais para procurar iniciativas de marketing e vice-versa.

Busca paga + busca natural

Alinhar buscas pagas e naturais é um ótimo modo de começar. Veja quais mensagens provocam mais respostas em buscas pagas e utilize essa informação para impulsionar o SEO.

Preste atenção à linguagem de sua marca por meio da busca, utilizando resultados de buscas pagas para identificar oportunidades e direcionar ações. Se você não valorizar o modo como sua audiência realiza buscas, então está perdendo uma grande oportunidade de conectar-se a eles.

Busca + Display

Alinhar mensagens nos diferentes canais ajuda a reforçar a imagem que você está tentando apresentar de sua marca.

Sua equipe de buscas pagas deve ver todos os banners que você veicula para que possam complementar a mensagem no texto do anúncio. Se utilizar uma tagline específica, tente coloca-la como uma palavra-chave na busca – muitos estudos mostram que a maioria das pessoas fazem uma busca depois de ver um banner do que simplesmente clicar no banner em si.

Search + PLAs

A oportunidade clara entre esses dois canais é utilizar resultados dos testes de publicidade em buscas pagas para informações do product listing ad (PLA, anúncios de busca que vêm com informações como preço e imagem). Os resultados de PLA também oferecem ótimas sugestões de busca paga. Veja quais produtos são os principais geradores de tráfego e crie links para eles em sua campanha de busca paga.


Search + Off-line

Durante muitos anos, essa foi uma oportunidade perdida. Se sua equipe online off-line ainda não compartilham planos, faça disto uma meta em 2014. Alinhe textos dos anúncios com iniciativas de marketing off-line, e alinhe os budgets também.

A busca é o catalisador da conversa iniciada pelo consumidor e também o condutor da intenção do consumidor. Em meio a toda experiência de marca, a busca é a ferramenta que ajuda consumidores a separar intenção de transação. Quanto mais sua estratégia de busca estiver alinhada com outros canais, melhores serão os resultados de todos seus esforços de marketing.

Com informações do ClickZ