Cannes
Com Ouros para Africa e AKQA, Brasil atinge 86 Leões
Sete áreas entregaram troféus nesta quinta-feira, concedendo mais 21 prêmios ao País, que, assim, já marca sua melhor performance desde 2018
Com Ouros para Africa e AKQA, Brasil atinge 86 Leões
BuscarSete áreas entregaram troféus nesta quinta-feira, concedendo mais 21 prêmios ao País, que, assim, já marca sua melhor performance desde 2018
Alexandre Zaghi Lemos
22 de junho de 2023 - 16h56
Mais sete premiações da 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregaram troféus aos vencedores nesta quinta-feira, dia 22. Nessas áreas, o Brasil conquistou 21 Leões, sendo 2 de Ouro, 3 de Prata e 16 de Bronze, que elevam a bagagem de prêmios do País neste ano para 86 troféus. Com isso, 26 das 30 competições do Cannes Lions 2023 estão encerradas.
Os destaques do dia foram a Africa Creative, que conquistou Leão de Ouro em Creative Effectiveness com o case “Cabelo Cremoso”, para a cerveja Brahma; e a AKQA, que ganhou Ouro em Mobile, com “Cartão da Transparência”, para o site Congresso em Foco.
A área de Creative Effectiveness avalia trabalhos que já conquistaram Leões em edições anteriores. Além do Ouro para “Cabelo Cremoso”, o Brasil conquistou Prata com o case “Lu do Magalu”, da Ogilvy para Magazine Luiza, e Bronze com “Salla 2032”, da Africa Creative para House of Lapland, vencedor do Grand Prix de Entertainment for Sport em 2021.
Na edição do ano passado, “Cabelo cremoso”, foi a segunda campanha brasileira mais premiada, com 1 Ouro (Social & Influencer), 4 Pratas (Direct, Entertainment for Sport, Media e Social & Influencer) e 2 Bronzes (Brand Experience & Activation e Social & Influencer).
Veja “Cabelo Cremoso”, da Africa Creative para a cerveja Brahma, Leão de Ouro em Creative Effectiveness
https://www.youtube.com/watch?v=3r5KQg0-CFs
Em Mobile, além do Ouro para “Cartão da Transparência”, o Brasil conquistou 1 Leão de Bronze, com “Coca-Cola Magic Audios”, criado pela Ogilvy.
O Grand Prix de Mobile foi para a Gut Buenos Aires, pelo case “World Cup Delivery”, para o aplicativo Pedidos Ya. Com isso, a rede comandada pelo brasileiro Anselmo Ramos soma três Grand Prix nesta edição do Cannes Lions. Os dois recebidos na quarta-feira foram em Creative Data, com trabalho de seu escritório de Buenos Aires para a cerveja Stella Artois, e em PR, com ação da agência de Los Angeles para o serviço de delivery de alimentos DoorDash.
Veja “Cartão da Transparência”, da AKQA para o site Congresso em Foco, Leão de Ouro em Mobile
Nos demais prêmios entregues nesta quinta, o Brasil conquistou 10 Leões em Brand Experience & Activation, sendo Pratas para Le Pub e VMLY&R, e Bronzes para Africa Creative (2), AlmapBBDO (2), BETC Havas, Ogilvy, Soko e VMLY&R. Em Creative Strategy, foram três Bronzes, sendo um compartilhado entre W+K e Africa Creative, e os outros para Gut e Media Monks. Em Creative Commerce o Brasil conquistou dois Bronzes, com trabalhos de Le Pub e Lew’Lara\TBWA. Em Innovation, houve um Bronze para AKQA. E na área de Creative Business Transformation não houve campanha brasileira entre as premiadas. Confira todos os premiados brasileiros e vencedores de Grand Prix nos links no final desta página.
Considerando as 26 competições que já divulgaram seus resultados oficiais, as brasileiras mais premiadas são: AKQA (1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), Africa (1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes), VMLY&R (1 Ouro, 5 Pratas e 3 Bronzes) e Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes).
Os 86 troféus, incluindo os dois Grand Prix de AlmapBBDO e AKQA, 10 Ouros, 26 Pratas e 48 Bronzes, já fazem de 2023 o melhor dos últimos anos em contabilidade de prêmios em Cannes para o Brasil. A performance está abaixo dos 101 Leões de 2018, mas supera as edições de 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões), ficando atrás recordes dos seis anos anteriores – a maior marca é de 115 troféus em 2013.
Confira, a seguir, o ranking de agências brasileiras com os prêmios entregues nos quatro primeiros dias do Cannes Lions 2023:
(*) Considerando os resultados oficiais divulgados até quinta-feira, 22 de junho de 2023
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze
Um dos Leões de Prata e um Bronze são compartilhados entre Africa Creative e Wieden + Kennedy; e nos Bronzes, um é cocriação entre TikTok e Galeria, e outro entre Africa Creative e Gana.
Brand Experience & Activation
Creative Business Transformation
Creative Commerce
Creative Effectiveness
Creative Strategy
Innovation
Mobile
Creative B2B
Creative Data
Direct
Media
PR
Social & Influencer
Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft
Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
Radio & Audio
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus