Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla
Publicitário francês será homenageado por sua trajetória de mais de 60 anos na indústria
Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla
BuscarPublicitário francês será homenageado por sua trajetória de mais de 60 anos na indústria
Meio & Mensagem
21 de maio de 2024 - 11h44
Jacques Séguéla (Crédito: Divulgação)
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregará o Leão de São Marcos a Jacques Séguéla, ex-vice-chairman e chief creative officer da Havas.
Com uma trajetória de mais de 60 anos na indústria, o profissional francês criou trabalhos para clientes como Apple, Air France, Carrefour, Citröen, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas.
Aos 25 anos, Séguéla começou sua carreira como farmacêutico, mas logo mudou a rota. Fez uma road trip e escreveu seu primeiro livro, The Earth in The Round, que vendeu mais de 150 mil cópias.
Depois de uma breve carreira no jornalismo, lançou a agência Roux Séguéla com o sócio Bernard Roux. Mais tarde, com a entrada de Alai Cayzac e Jean-Michel Gourdard, a operação se transformaria na RSCG e, posteriormente, na Euro RSCG.
Séguéla também foi responsável pela criação de campanhas famosas, como “Produits Libres”, para Carrefour, e a que enviou um Citröen AX para a Muralha da China. No terreno político, criou estratégias de comunicação para ex-presidente da França François Mitterrand – é dele o slogan “Le Force Tranquille”, de 1981.
Séguéla chega aos 90 anos em 2024 e compareceu a mais de 50 edições do Cannes Lions. A primeira foi em 1975, quando o festival ainda acontecia em Veneza, na Itália.
“Depois de 60 anos de festivais, vi essa indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, sempre foi e sempre será sobre ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar minha vida toda não para vender produtos, mas para tornar as marcas eternas e amo isso. Estou incrivelmente emocionado em ser reconhecido com este prêmio icônico e compartilhar com todos os meus colegas criativos que defendem suas ideias, escolhem otimismo e dão às marcas a única coisa que as mantêm vivas – alma”, disse Séguéla, em comunicado.
Ele receberá o Leão de São Marcos no encerramento do Cannes Lions, na sexta-feira do dia 21 de junho. O festival tem início na segunda-feira, 17 de junho.
Compartilhe
Veja também
Cannes Lions 2025 terá cinco trilhas de conteúdo
Programação tem nomes como Serena Williams e Tor Myhren, da Apple, e reflete a transformação em curso nas indústrias criativas e o que será determinante para o futuro
Young Lions Brazil 2025 define vencedores
Jovens selecionados ganharão viagem à França e concorrerão à medalhas no Festival Cannes Lions, que acontece entre 16 e 20 de junho