Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla
Publicitário francês será homenageado por sua trajetória de mais de 60 anos na indústria
Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla
BuscarPublicitário francês será homenageado por sua trajetória de mais de 60 anos na indústria
Meio & Mensagem
21 de maio de 2024 - 11h44
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregará o Leão de São Marcos a Jacques Séguéla, ex-vice-chairman e chief creative officer da Havas.
Com uma trajetória de mais de 60 anos na indústria, o profissional francês criou trabalhos para clientes como Apple, Air France, Carrefour, Citröen, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas.
Aos 25 anos, Séguéla começou sua carreira como farmacêutico, mas logo mudou a rota. Fez uma road trip e escreveu seu primeiro livro, The Earth in The Round, que vendeu mais de 150 mil cópias.
Depois de uma breve carreira no jornalismo, lançou a agência Roux Séguéla com o sócio Bernard Roux. Mais tarde, com a entrada de Alai Cayzac e Jean-Michel Gourdard, a operação se transformaria na RSCG e, posteriormente, na Euro RSCG.
Séguéla também foi responsável pela criação de campanhas famosas, como “Produits Libres”, para Carrefour, e a que enviou um Citröen AX para a Muralha da China. No terreno político, criou estratégias de comunicação para ex-presidente da França François Mitterrand – é dele o slogan “Le Force Tranquille”, de 1981.
Séguéla chega aos 90 anos em 2024 e compareceu a mais de 50 edições do Cannes Lions. A primeira foi em 1975, quando o festival ainda acontecia em Veneza, na Itália.
“Depois de 60 anos de festivais, vi essa indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, sempre foi e sempre será sobre ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar minha vida toda não para vender produtos, mas para tornar as marcas eternas e amo isso. Estou incrivelmente emocionado em ser reconhecido com este prêmio icônico e compartilhar com todos os meus colegas criativos que defendem suas ideias, escolhem otimismo e dão às marcas a única coisa que as mantêm vivas – alma”, disse Séguéla, em comunicado.
Ele receberá o Leão de São Marcos no encerramento do Cannes Lions, na sexta-feira do dia 21 de junho. O festival tem início na segunda-feira, 17 de junho.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus