Assinar

Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Cannes Lions concede Leão de São Marcos a Jacques Séguéla

Publicitário francês será homenageado por sua trajetória de mais de 60 anos na indústria

Meio & Mensagem
21 de maio de 2024 - 11h44

Jacques Séguéla (Crédito: Divulgação)

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregará o Leão de São Marcos a Jacques Séguéla, ex-vice-chairman e chief creative officer da Havas.

Com uma trajetória de mais de 60 anos na indústria, o profissional francês criou trabalhos para clientes como Apple, Air France, Carrefour, Citröen, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas.

Aos 25 anos, Séguéla começou sua carreira como farmacêutico, mas logo mudou a rota. Fez uma road trip e escreveu seu primeiro livro, The Earth in The Round, que vendeu mais de 150 mil cópias.

Depois de uma breve carreira no jornalismo, lançou a agência Roux Séguéla com o sócio Bernard Roux. Mais tarde, com a entrada de Alai Cayzac e Jean-Michel Gourdard, a operação se transformaria na RSCG e, posteriormente, na Euro RSCG.

Séguéla também foi responsável pela criação de campanhas famosas, como “Produits Libres”, para Carrefour, e a que enviou um Citröen AX para a Muralha da China. No terreno político, criou estratégias de comunicação para ex-presidente da França François Mitterrand – é dele o slogan “Le Force Tranquille”, de 1981.

Séguéla chega aos 90 anos em 2024 e compareceu a mais de 50 edições do Cannes Lions. A primeira foi em 1975, quando o festival ainda acontecia em Veneza, na Itália.

“Depois de 60 anos de festivais, vi essa indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, sempre foi e sempre será sobre ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar minha vida toda não para vender produtos, mas para tornar as marcas eternas e amo isso. Estou incrivelmente emocionado em ser reconhecido com este prêmio icônico e compartilhar com todos os meus colegas criativos que defendem suas ideias, escolhem otimismo e dão às marcas a única coisa que as mantêm vivas – alma”, disse Séguéla, em comunicado.

Ele receberá o Leão de São Marcos no encerramento do Cannes Lions, na sexta-feira do dia 21 de junho. O festival tem início na segunda-feira, 17 de junho.

Publicidade

Compartilhe