De palestrante secreto a estrelas do cinema
Alfonso Cuarón, Marie Kondo e John Legend são alguns dos destaques da programação de seminários do festival este ano
Alfonso Cuarón, Marie Kondo e John Legend são alguns dos destaques da programação de seminários do festival este ano
Roseani Rocha
12 de junho de 2019 - 14h50
Se no seriado da Netflix a japonesa Marie Kondo é quem coloca “Ordem na Casa”, no Cannes Lions também é preciso organizar a agenda, dado o número sempre grande de palestras nos dias de evento. A própria coordenação do festival tenta organizar a profusão de conteúdos por categorias de assuntos, dando um norte aos participantes.
Este ano, entre os representantes do mundo do cinema e TV serão destaques o mexicano Alfonso Cuarón, premiado por filmes como Gravidade e Roma (este último, exibido somente na Netflix, levou no último Oscar os prêmios de melhor direção, cinematografia e Melhor Filme Estrangeiro); as atrizes Laura Dern, Kerry Washington e Corine Foxx, além de Lorne Michaels, criador do Saturday Night Live e a citada Marie Kondo.
Da música virão John Legend, que já conquistou 10 Grammys, um Oscar, um Golden Globe, um Tony e um Emmy, e o rapper e ator Wyclef Jean.
O esporte terá veteranos, como o ex-piloto de F1 David Coulthard, que baterá um papo com Christian Horner (Aston Martin Red Bull Racing), sobre ações que estão “mudando a cara da F1”; o medalhista olímpico Dwayne Wade e a nadadora paralímpica, também medalha de ouro, Ellie Colle. Parêntese: a F1 apresentará este ano em Cannes a pessoa que afirma ser a primeira a ocupar o cargo de diretor(a) de marketing do evento esportivo. A missão coube a Ellie Norman.
Já do mundo acadêmico virá o professor Steve Pinker, de Harvard. Cientista cognitivo, ele já figurou na lista das 100 Pessoas mais Influentes do Mundo, da Time. Em seu livro “O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo”, argumenta que, a despeito da exploração do medo e turbulências políticas, o mundo está melhor.
Celebridades da indústria
Os principais executivos de anunciantes e agências também serão destaques nos seminários. Nesta lista, figuram nomes como sir Martin Sorrell (agora com sua S4 Capital); o atual CEO do WPP, Mark Read; Sir John Regarty, Jeff Goodby (co-presidente e sócio da Goodby, Silverstein & Partners), Arthur Sadoun (presidente e CEO do Publicis Groupe), Rory Sutherland (vice-presidente da Ogilvy) e Madonna Badger (CCO da Badger & Winters), entre outros.
As consultorias vão das mais tradicionais, passando pelas de tendências, como a WGSN, que será representada por Andrea Bell (diretora de insight e editora executiva para Américas) e a MakeLoveNotPorn, da ex-publicitária Cindy Gallop, que trata da representação sexual na publicidade. Do primeiro grupo estarão: Brian Whiple (Accenture Interactive), Sarah Armstrong (McKinsey) e Janet Balis (EY Global Advisory Leader for Media and Entertainment).
No time dos CEOs e CMOs estão confirmados Alan Jope, CEO da Unilever; Randy Freer, CEO do Hulu; Marc Pritchard (chief brand officer da P&G, um dos mais engajados no festival, onde participará de cinco painéis);Tor Myhren, vice-presidente de marketing da Apple (empresa eleita Anunciante do Ano); e a CMO da Samsung, YoungHee Lee. Visa e Mastercard estarão representadas, respectivamente, por Kim Kadlec, vice-presidente global marketing, e Raja Rajamannar, chief marketing & communications officer, que também assumiu este ano o cargo de presidente da Federação Mundial de Anunciantes. A Coca-Cola levará Islan ElDessouky para falar das particularidades de trabalhar a marca no Oriente Médio. E a PepsiCo terá Todd Kaplan, seu vice-presidente de marketing.
Os brasileiros também ajudam a compor a agenda: Fernando Machado, CMO global do Burger King, se apresenta com Marcelo Pascoa, head of global marketing (quarta-feira, 12h); Aline Santos, VP executiva global de marketing da Unilever (sexta-feira, 10h30); e os dirigentes da AB-InBev: Marcel Marcondes, CMO nos EUA (quinta-feira, 16h20) e Pedro Earp, CMO global (quinta-feira, 11h30). Também comparecerão os criativos André Laurentino, CCO da Ogilvy UK (sexta-feira, 13h); Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas (terça-feira, 15h15); Anselmo Ramos, fundador da GUT (segunda-feira, 16h); Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive (quarta-feira, 13h); Marco Bezerra, deputy creative director da Specsavers (sexta-feira, 13h); e Renato Fernandez, CCO da TBWAChiat Day LA (segunda-feira, 10h30).
E uma curta e inusitada apresentação, promete “mudar a vida” dos presentes no festival este ano. O “secret speaker” falará por 15 minutos na 2a-feira, às 14 h, no Palais 1.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus