Assinar

Celebrar o Brasil é reconhecer todas as suas vozes

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Diário de Cannes

Celebrar o Brasil é reconhecer todas as suas vozes

Cannes Lions celebra a criatividade brasileira — e com razão, porque o Brasil tem a criatividade nas entranhas do seu sangue e alma


19 de junho de 2025 - 11h57

Enquanto caminho pelas ruas, praias e ativações de Cannes, trocando ideias com profissionais do mundo todo, uma coisa fica evidente: a criatividade dos profissionais brasileiros segue viva nas agências, reunindo talentos de diferentes cantos do país, responsáveis por campanhas memoráveis e por algumas das peças mais marcantes do mundo inteiro. Mas ela também vive, e sobretudo sobrevive, no dia a dia do nosso povo.

Nas periferias, do Norte ao Sul, a criatividade se expressa em formas que Cannes precisa enxergar. Está no desfile das escolas de samba, onde cada detalhe é puro craft, da ideia aos adereços. Está nas pinturas dos barcos da Gamboa, em Salvador, cujas tipografias são feitas à mão e apresentam a originalidade, identidade e genialidade de um povo.

Está nos cartazes dos mercadinhos de Vila Velha, nos letreiros das lojinhas dos bairros do Recife e nos grafismos populares do Capão Redondo que mostram qualidade técnica de contraste, textura, tamanho e impacto.

Tá até no CTA gritado do vendedor de mate na praia do Leme que tem 15 segundos, no máximo, pra te convencer a aliviar o calor antes de desaparecer na próxima onda de gente.

O Brasil é criativo por natureza e quem cria o tempo inteiro é o povo. Povo que inventa linguagem, que muda estética, que transforma o comum em arte, que remixa música e rock em brega.

A criatividade brasileira não é apenas uma categoria. É uma condição associada à nossa própria existência.

Por isso, sim, merece ser celebrado. Mas precisa também ser celebrado em sua totalidade, sem deixar de lado o fato de que quem fez o Brasil estar sendo homenageado no maior festival de criatividade do mundo este ano foi o seu próprio povo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também