O protagonismo do OOH em Cannes e na publicidade global
OOH ganha protagonismo em Cannes com criatividade, dados e propósito, mostrando seu potencial como mídia estratégica e experiencial
O protagonismo do OOH em Cannes e na publicidade global
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20 de junho de 2025 - 14h43
Nesta edição de Cannes Lions (16 a 20 de junho de 2025), tive a honra de participar pela primeira vez do festival – uma experiência que confirmou o que venho afirmando há décadas: o OOH deixou de ser coadjuvante e assumiu um papel estratégico no mercado publicitário global.
No Brasil, inclusive, é a mídia que mais cresce, consolidando-se como o segundo meio de maior penetração no país, com 89% — atrás apenas da internet.
O festival não é apenas palco de celebrações criativas; é um hub global – e percebi isso desde os primeiros passos na Croisette. Essa rede de conversas entre executivos, anunciantes, agências e criativos impulsiona ideias que nascem ali e ganham o mundo. São em encontros informais e painéis que o mercado se conecta e negócios se definem.
Olhando ao redor, não dava para ignorar: o OOH estava em cada esquina. Ativações in loco, painéis digitais, mídia urbana com dados em tempo real, anúncios programáticos antecipam uma nova era da mídia exterior: criativa, orientada a dados, integrada e personalizada.
O OOH não fez apenas parte do Brand Experience do Festival, mas também marcou presença com cases premiados de connected media, que vale a pena citar porque representam o que há de mais inovador em mídia exterior nos tempos atuais:
Minha principal reflexão ao voltar de Cannes é que o futuro do OOH será escrito por quem souber unir criatividade, dados e propósito. Não se trata apenas de colocar uma mensagem na rua, mas de criar experiências vivas, contextualizadas e tecnológicas.
Para os executivos brasileiros que ainda não viveram Cannes de perto: vale muito mais do que os prêmios. É um espaço de aprendizado, networking e inspiração profunda sobre o que podemos (e devemos) fazer com a nossa mídia.
Volto ao Brasil com a certeza de que o OOH é, hoje, uma das mídias mais potentes, estratégicas e emocionalmente conectadas com as pessoas. E acredito que ano após ano, a mídia exterior vai ganhar cada vez mais relevância no próprio Festival com amplo uso de novas tecnologias como mídia programática, IA, realidade aumentada, 5G, displays holográficos, segmentações por clima ou geolocalização, dentre outros.
Agora é hora de se inspirar em Cannes para continuar transformando as ruas em verdadeiros canais de experiência, performance e impacto.
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