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Consul fala sobre Grand Prix e promete tomar medidas cabíveis

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16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Consul fala sobre Grand Prix e promete tomar medidas cabíveis

Anunciante diz não tolerar manipulação, uso ou a disseminação de informações falsas; DM9 assume responsabilidade e organização do festival investiga o case


25 de junho de 2025 - 6h01

Consul Cannes

Videocase da DM9 para a Consul mostrou informações manipuladas de reportagem da CNN Brasil; organização do Cannes Lions investiga a peça (Crédito: Reprodução)

Algumas horas depois de a DM9 ter divulgado comunicado oficial sobre a polêmica envolvendo o case “Consumo Eficiente de Energia”, vencedor do Grand Prix na categoria Creative Data no Cannes Lions 2025, a Consul, anunciante envolvido no trabalho, também se posicionou sobre o assunto.

Na semana passada, a Consul já havia feito uma declaração em que mencionava que o trabalho vencedor do Grand Prix fazia parte de uma plataforma mais ampla de comunicação e que a responsabilidade pelo case era integralmente da DM9.

Agora, a marca da Whirpool subiu o tom e disse não tolerar “manipulação, uso ou a disseminação de informações falsas”.

A organização do Cannes Lions está investindo a peça vencedora do case após terem vindo à tona indícios de que o vídeo de apresentação do trabalho, mostrado aos jurados do festival, continha informações inverídicas, com distorção de uma reportagem jornalística e de uma apresentação do TED Talks.

“A Consul reitera que não tolera a manipulação, uso ou a disseminação de informações falsas. Respeitando os trâmites legais, a marca informa que está tomando as medidas cabíveis junto aos envolvidos. A marca reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a confiança de consumidores e parceiros”, declarou a marca na noite dessa terça-feira, 24.

A reportagem questionou a comunicação da Consul a respeito de quais seriam tais medidas e aguarda um posicionamento.
Ainda na noite de terça-feira, 24, a assessoria de comunicação do Cannes Lions confirmou à reportagem de Meio & Mensagem que uma investigação do case está sendo realizada pela organização.

O que diz a DM9?

Nessa terça-feira, 24, a DM9 assumiu integralmente a responsabilidade pelo case e admitiu que encontrou “falhas” no material do videocase. A agência atribuiu toda a responsabilidade do projeto a seu líder criativo, Icaro Doria, e anunciou a criação de um comitê de ética para analisar o uso de inteligência artificial.

Veja, abaixo, a íntegra do comunicado da DM9:

a semana passada, diante de questionamentos em meio ao Cannes Lions 2025, acionamos imediatamente nosso time de criativos e nos mobilizamos para apurar os fatos com transparência e responsabilidade. Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas.

Tão logo concluímos a apuração, priorizamos o diálogo transparente com nossos colaboradores e clientes – em especial a Consul, marca pela qual temos profundo respeito, e que não teve qualquer relação com as falhas –, além dos demais envolvidos. Icaro Doria, como Copresidente e CCO, assume total responsabilidade pelo fato.

Estamos tomando as medidas necessárias e proporcionais, entre elas o aprimoramento das nossas rotinas, o reforço da segurança nos processos da agência e o fortalecimento das diretrizes do nosso Código de Conduta, documento que orienta comportamentos em diversas frentes e expressa nosso compromisso com os mais elevados padrões éticos.

Além disso, vamos instituir um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, com a participação de membros externos e independentes de diferentes segmentos, para estabelecer diretrizes, promover debates e fomentar o uso responsável dessa tecnologia. Queremos ampliar ainda mais as discussões com todos os agentes do setor, contribuindo para que o uso da IA esteja sempre alinhado aos princípios da verdade, do respeito e dos direitos de imagem.

Para nós, este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso não é apenas resultado de talento e criatividade, mas também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos, com um sólido compromisso com a ética e a integridade. Valores inegociáveis para mim e para centenas de pessoas da DM9.

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