Guerra, América Latina e “canibalismo”: Os GPs do Cannes Lions 2022
Festival já entregou 13 troféus para as melhores ideias de criatividade do ano; prêmios foram para Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Portugal, Emirados Árabes e Índia
Guerra, América Latina e “canibalismo”: Os GPs do Cannes Lions 2022
BuscarFestival já entregou 13 troféus para as melhores ideias de criatividade do ano; prêmios foram para Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Portugal, Emirados Árabes e Índia
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2022 - 17h10
O segundo dia do Cannes Lions revelou os vencedores de outras sete categorias da premiação, ampliando a variedade de ideias premiadas com o Grand Prix, o troféu especial dedicado ao case mais inspirador e que melhor definiu a proposta daquela categoria.
Nesta terça-feira, 21, os vencedores de GP reforçaram a variedade criativa global – uma vez que foram premiadas peças de Portugal, Estados Unidos, Suécia, Alemanha e Reino Unido – e a diversidade de ideias criadas para atender a diferentes propostas de marcas e organizações.
Veja, abaixo, os cases vencedores de Grand Prix de cada uma das categorias reveladas até o segundo dia do Cannes Lions 2022.
Entertainment Lions
“Eat a Swede”, da McCann de Estocolmo para a Sweedish Food Federation
País: Suécia
Para conscientizar a população a respeito da necessidade de adotar hábitos alimentares mais sustentáveis e saudáveis, a associação criou uma premissa curiosa e chamativa: recorreu a um cientista para tentar produzir carne humana, de forma vegetal, e convidou a população a prová-la. A ideia era causar impacto e convidar a população a refletir sobre o futuro do planeta.
Entertainment Lions for Music
“This is Not America FT. Ibeyi”, da Doomsday Entertainment para o rapper Residente
País: Estados Unidos
O júri definiu o clipe como o Grand Prix mais justo que a categoria poderia entregar. A letra e as cenas fazem uma crítica direta às questões políticas e sociais da América Latina, deixando claro o quanto a região é subestimada e relegada a segundo plano pela sociedade capitalista que classifica os Estados Unidos como a verdadeira America.
Entertainment Lions for Sport
“NikeSync”, da R/GA Londres para a Nike
País: Reino Unido
Como forma de estimular as mulheres a praticarem atividades físicas de forma saudável e confortável, a agência e a marca criaram um aplicativo que indica as atividades físicas ideias de acordo com cada período do ciclo menstrual.
Film Craft Lions
“The Wish”, da Serviceplan para Penny
País: Alemanha
A rede de supermercados Penny fez um comercial de Natal retratando os desejos de uma mãe para seu filho. A ideia, na verdade, era retratar de forma profunda o período da pandemia, destacando quantas vivências e oportunidades aquele jovem deixou de ter.
Digital Craft Lions
“Backup Ukraine”, da Virtue Worldwide para Polycam e Unesco
País: Estados Unidos
Em meio à guerra na Ucrânia, a Polycam e Unesco criaram um aplicativo que scaneava pontos turísticos da Ucrânia, inserindo-os em um ambiente de realidade virtual. A ideia é preservar a imagem e a história do país que, desde fevereiro, vem tendo parte de suas construções, esculturas e pontos turísticos destruídos pelo conflito.
Industry Craft Lions
“Hope Reef”, da AMV BBDO para Sheba Pet
País: Reino Unido
A agência e a marca criaram um coral artificial por meio da inserção de alimentos para esses animais no fundo do oceano. Além de um outdoor submerso, que pode ser visto pelo Google Earth, a ideia é que o local ajude no desenvolvimento do ecossistema marinho.
Design Lions
“Portuguese (Re)constitution”, da FCB Lisboa para a Penguin Book
País: Portugal
Uma caneta azul para reescrever a constituição portuguesa feita no período em que o país vivia sob regime fascita. Essa foi a proposta da agência, que cobriu páginas da constituição com desenhos e ilustrações, feitas à mão, transformando a edição em obra de arte.
Pharma Lions
“I Will Always Be Me”, da VMLY&R para a Dell Technologie e Intel
País: Estados Unidos
Proposta: Uma plataforma tecnológica foi criada para captar as mensagens de pessoas que sofrem de doença generativa neural, que acarreta, com o passar do tempo, na perda da fala. A agência e as empresas convidaram roteiristas para criar uma história para que os pacientes narrassem e, com isso, registrassem sua voz.
Health & Wellness
“The Killer Pack”, da VMLY&R Mumbai para Maxx Flash
País: Índia
Proposta: A agência criou produtos para ajudar a combater a epidemia de dengue na Índia. Como forma de eliminar o mosquito causador da doença, foram criados repelentes para o ambiente externo, sobretudo para áreas que contém água parada, e também para as pessoas usarem dentro das casas.
Grand Prix for Good
“Lil Sugar – Master of Disguise”, da Area 23 para Hip-Hop Public Health
País: Estados Unidos
Proposta: O case, cuja criação e produção foi toda realizada por profissionais brasileiros, criou um personagem animado e usou a música (no caso, o ritmo do hip hop) para alertar crianças e adultos sobre a importância de ter atenção aos diferentes tipos de açúcares presentes em produtos industrializados.
Outdoor Lions
“Liquid Billboard”, da Havas Middle East para Adidas
País: Emirados Árabes Unidos
Proposta: Após detectar que boa parte das mulheres não se sente confortável ao usar roupas de banho pra nadar, a Adidas instalou um aquário em formato de outdoor e convidou mulheres para, literalmente, mergulharem na proposta e nadarem no espaço, fazendo uso de suas diferentes opções de vestuário de natação. A ideia combinava a exibição das peças de publicidade com a mensagem de auto-aceitação e quebra de estereótipos de beleza.
Print & Publishing Lions
“The Elections Edition”, da Impact BBDO Dubai para Annahar Newspaper
País: Emirados Árabes Unidos
Proposta: No início do ano, o governo do Líbano chegou a colocar em dúvida a realização das eleições (posteriormente feitas em maio) alegando falta de papel e tinta para a impressão das células. Como forma de protesto, o jornal Annahar Newspaper, pela primeira vez em mais de 80 anos, deixou de circular, entregando o papel e tinta que seria usados na impressão para as eleições.
Radio & Audio Lions
“The Infiltered History Tour”, da Dentsu Creative para Vice Media
País: Índia
Proposta: A Vice Media criou uma plataforma para o tour virtual no British Museum, inserindo alguns artefatos históricos na plataforma. Quem fazia o tour tinha a opção de ouvir a história daquele objetivo pela voz de uma pessoa da mesma nacionalidade do local em que ele foi encontrado no período da Antiguidade.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus