A safra humanitária de 2015
Nos últimos meses, dezenas de campanhas com viés social foram lançadas no Brasil; muitas delas podem despontar como favoritas a Leões em Cannes
Nos últimos meses, dezenas de campanhas com viés social foram lançadas no Brasil; muitas delas podem despontar como favoritas a Leões em Cannes
Felipe Turlao
15 de maio de 2015 - 6h48
Nos últimos dois anos, a publicidade brasileira encontrou um novo mapa da mina do sucesso em grandes festivais internacionais de publicidade: as campanhas de cunho social, sejam elas criadas para ONGs ou clientes comerciais, neste caso, promovendo causas nobres como a doação de sangue ou combate a preconceitos. Além das entidades não-governamentais, hospitais e até clubes de futebol assinaram ações com temáticas desse tipo, geralmente reportadas em videocases, e estiveram entre as mais premiadas nos eventos do setor. Confira algumas delas:
“Dono desaparecido”, da NBS para ONG Mães da Sé
Carteira perdida em locais de grande concentração de pessoas em São Paulo contém cartões de visita com imagens e informações de pessoas desaparecidas.
“Animais Valiosos”, da NBS para ONG Quatro Patinhas
Em um petshop as vitrines exibem, ao invés de amimais com pedigree normalmente colocados à venda, cães para serem adotados a custo zero
“Rir é o melhor remédio”, da Fbiz para Graacc e Fleury Medicina e Saúde
Risadas de crianças podem ser ouvidas ao acessar um código distribuído dentro de potes que imitam embalagens de remédios
“Crianças aprisionadas”, da Lew’Lara\TBWA para a ONG Save The Children
Anúncios parecidos com os veiculados pelas marcas de moda mostram crianças escondidas em peças de roupas para denunciar o trabalho infantil na indústria têxtil
“O cartaz HIV positivo”, da Ogilvy para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
Cartazes contando gostas de sangue de portadores da Aids pretendem combater o preconceito e ressaltar a possibilidade de convivência sem risco com portadores do vírus
“Mães seguranças”, da Ogilvy para Sport Club do Recife
Cerca de 30 mulheres, mães de torcedores, foram treinadas para ajudar na segurança em uma partida de futebol, em ação contra a violência nos estádios
“Imprima para ajudar”, da FCB para HP e Associação Mães da Sé/ABCD
Público pode receber direto em suas impressoras pessoais cartazes de crianças desaparecidas
“Homens de gelo”, da DM9DDB para Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
Ação de incentivo à doação de órgãos com um boneco de gelo que, ao derreter, exibe um órgão de acrílico
“A voz da seca”, da DM9DDB para Instituto Akatu
Dicas de como economizar água na época de seca em São Paulo
“Fila solidária”, da Leo Burnett Tailor Made para Hemocentro Clube Sangue Bom e Centro Cultural Banco do Brasil
Ação promoveu a doação de sangue por pessoas que aguardavam na fila para a exposição de Picasso
“No próximo jogo, o Vitória vai se doar em campo como você nunca viu”, da Leo Burnett Tailor Made para Vitória e ABTO
Em jogo da Copa do Brasil, contra o Anapolina, o time entrou em campo com camisa especial e escudo removível no peito, que era “doado” para o reserva durante as substituições
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