Assinar

Abap considera decreto inconstitucional

Buscar

Abap considera decreto inconstitucional

Buscar
Publicidade
Comunicação

Abap considera decreto inconstitucional

Proibição da publicidade de produtos que interfiram no período de aleitamento como leites, mamadeiras e chupetas foi sancionada na terça-feira, 3, pela presidente Dilma


6 de novembro de 2015 - 11h53

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) considerou inconstitucional o decreto de lei aprovado na terça-feira, 3, pela presidente Dilma Rousseff que proíbe a publicidade de produtos que interfiram no período de aleitamento como leites, mamadeiras e chupetas.

“A Constituição Federal não permite que a legislação imponha restrições à propaganda comercial de papinhas, bicos, chupetas e mamadeiras. É o que vem explícito no art. 220 da CF. Os produtos cuja propaganda é restringida e até proibida nesse decreto não se incluem nas exceções autorizadas pela Constituição”, diz a nota.

De acordo com a Abap, o benefício social que ela produz é na melhor hipótese quase nulo. “A inocuidade da lei, no que diz respeito à ‘proteção da primeira infância’, é tão grande que ela pôde ficar quase dez anos sem ser regulamentada e, portanto, sem ser aplicada. Vai ser aplicada a partir de agora, graças a esse decreto. Nesse ínterim, a mortalidade infantil diminuiu, a expectativa de vida aumentou. Assim como já vinha acontecendo há décadas, antes de a lei ser promulgada”.

A Abap confirmou que está estudando, junto às demais entidades e associações, a melhor solução para o caso e, enquanto isso, está orientando as agências a obedecerem o decreto.

Em nota, a Nestlé, uma das maiores fabricantes de leites especiais e papinhas do País afirmou que sempre cumpriu e continuará cumprindo a legislação de comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. “A empresa já atende integralmente todas as determinações da Lei 11.265/06, que agora passa ser regulamentada pelo Decreto nº 8.552/15. Eventuais adequações em nossas condutas com base nos critérios constantes no Decreto serão prontamente realizadas para integral cumprimento às determinações legais”, diz a empresa.

Leia também:

– Itens de amamentação ganham regulação

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público