Agências e anunciantes campeões de fidelidade
AlmapBBDO e Ogilvy & Mather lideram ranking inédito de Meio & Mensagem que aponta mais de 200 relações que superam os dez anos na publicidade brasileira
Agências e anunciantes campeões de fidelidade
BuscarAgências e anunciantes campeões de fidelidade
BuscarAlmapBBDO e Ogilvy & Mather lideram ranking inédito de Meio & Mensagem que aponta mais de 200 relações que superam os dez anos na publicidade brasileira
Alexandre Zaghi Lemos
30 de maio de 2018 - 8h01
Relações longevas entre agências e anunciantes são raridade, e diminuem na medida em que aumenta a velocidade das mudanças e a ansiedade das marcas por resultados rápidos. Essas é, provavelmente, a leitura que muitos fazem do acompanhamento diário da dança das contas. Entretanto, curiosamente, o cenário real pode ser menos fugaz do que parece.
Pesquisas da Scopen (antigo Grupo Consultores) feitas no Brasil mostram que o tempo médio de relação cresceu na última década: era de 4,6 anos em 2006 e passou a 6,5 anos em 2016 – depois de ter atingido pico de 6,6 anos em 2012. O mercado brasileiro tem as parcerias mais longas na publicidade entre todos os oito países nos quais a empresa espanhola realiza levantamentos semelhantes. A principal explicação para a duração das relações no Brasil é o fato do modelo de operação das agências no país unir sob o mesmo teto a criação e a compra de mídia, ao contrário do que acontece nos outros mercados.
Para mostrar quais são as parcerias mais longevas, a reportagem de Meio & Mensagem realizou neste mês uma pesquisa junto às maiores agências do País e algumas das líderes em mercados regionais. A elas foi pedido que informassem os clientes atendidos por mais de dez anos. Assim como o estudo da Scopen, o resultado pode ser surpreendente para os que acreditam que há crise generalizada nos casamentos de agências e anunciantes. A reportagem contabilizou 146 relacionamentos superiores a dez ano em contas nacionais, e 72 em contas regionais (veja tabelas abaixo). AlmapBBDO e Ogilvy & Mather são as campeãs em parcerias duradouras, cada uma com nove clientes nacionais atendidos há mais de dez anos.
O cliente mais antigo da Almap é a Volkswagen, atendido desde 1956. E mesmo com mais de 60 anos de casamento, a conta só continua na agência porque a Almap conseguiu vencer a concorrência promovida pelo anunciante em 2016. Também estão na casa há bastante tempo as marcas Elma Chips, Pepsi, Havaianas, Mars, Antarctica, Gol Linhas Aéreas, O Boticário e HP.
Na Ogilvy, a relação mais longeva completa 49 anos em 2018, estabelecida com a Gerdau. Mas também estão na casa há tempos a Unilever, a Kimberly, a IBM, a Orient, a Coca-Cola, o Magazine Luiza, a Kroton e a Allianz.
Evidentemente, quando mais se retrocede no tempo, mais vão escasseando as relações ativas até hoje. Mas há casos impressionantes. Nove relações ultrapassam os 50 anos: Nestlé com J.Walter Thompson e Zoetis (ex-Pfizer Sáude Animal) com Rino são dois casamentos que em 2018 completam 53 anos; Nestlé e Publicis Brasil estão juntas há 61 anos; a relação entre Omo (Unilever) e MullenLowe começou no mesmo ano de 1957, mas houve um intervalo de 2007 a 2013; a AlmapBBDO atende a Volkswagen há 62 anos; a McCann-Erickson (atual WMcCann) chegou ao Brasil em 1935 e coleciona três das parcerias mais duradouras do país, com Nestlé desde 1953, com Chevrolet desde 1945 e com Coca-Cola desde 1942; e o relacionamento campeão em tempo no País é entre Unilever e J.Walter Thompson, ativo desde que a agência norte-americana se instalou no Brasil, em 1929. A Thompson foi a primeira multinacional da publicidade a abril filial no Brasil, para atender o sabonete Gessy, da Indústria Gessy Lever, precursora da Unilever – que internacionalmente já era seu cliente desde a inauguração da agência nos Estados Unidos, em 1902.
Entre os anunciantes que acreditam no aprendizado acumulado das relações longevas estão Vivo, Itaú, Unilever, Coca-Cola e Nestlé. Eles têm não uma, mas várias parcerias duradouras. Considerando desde o tempo de Telesp, a Vivo mantém sete relações superiores a dez anos, com DPZ&T (desde 1978), Escala (1999), Rapp (2001), Africa e Y&R (ambas desde 2003), Wunderman (2007) e Cannes (2008). O banco Itaú tem cinco parcerias longas, com DPZ&T (1972), DM9DDB e Rapp (ambas desde 1996), Africa (o cliente inaugurou a agência em 2002) e Agência Tudo (2005). O mesmo número da Unilever, atendida por J.Walter Thompson (1929), MullenLowe (1957), Ogilvy & Mather (1972), Fbiz (2004) e Flagcx (2006). Coca-Cola e Nestlé tem quatro parcerias longas cada. A marca de refrigerantes, com WMcCann (1942), Bullet (1995), Ogilvy & Mather (2005) e J. Walther Thompson (2007). E a empresa de alimentos, com WMcCann (1953), Publicis (1957), J.Walter Thompson (1965) e FCB (2003).
Contas nacionais
O quadro destaca em que ano começou cada relação que se mantém ativa até hoje e considera os nomes atuais de anunciantes e agências
Olho no olho
Nos mercados regionais, as relações mais próximas entre donos de agências e empresários são um facilitador para a manutenção de relações duradouras, que são muitas Brasil afora. A agência Chama, de Maceió, por exemplo, tem 13 clientes atendidos há mais de dez anos. A Mendes, de Belém, é outro caso emblemático, com nove clientes há mais de dez anos na casa.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima