Agora 100% brasileira, Master muda marca
Após recomprar ações que estavam com a WPP, agência de Antonio Freitas ganha novos sócios e adota o nome Master Roma Waiteman
Após recomprar ações que estavam com a WPP, agência de Antonio Freitas ganha novos sócios e adota o nome Master Roma Waiteman
Alexandre Zaghi Lemos
17 de maio de 2012 - 11h46
Sócio majoritário e presidente da Master, Antonio Freitas finalizou a recompra das ações que davam ao Grupo WPP 49% de participação na agência e o comando financeiro da operação. A negociação foi revelada pelo Meio & Mensagem em fevereiro (veja aqui).
Além disso, Freitas estabeleceu um plano que inclui na sociedade os três principais executivos atuais da Master: o vice-presidente de planejamento Marcelo Romaniewicz, o vice-presidente de criação Flavio Waiteman e o vice-presidente de atendimento Kiko Vicente. Os dois primeiros emprestam seus sobrenomes à nova marca da agência: Master Roma Waiteman.
As participações acionárias dos três executivos serão aumentadas nos próximos três anos, em proporções que dependem do resultado da operação. As inclusões de Romaniewicz e Waiteman na sociedade foram adiantadas pelo Meio & Mensagem em abril (veja aqui).
Fundada em 1989, a Master está entre as 40 maiores do País, tem sede em Curitiba e escritórios em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Seus principais clientes estão na esfera pública: Banco do Brasil, Petrobras e Prefeitura de Curitiba.
A meta da nova Master Roma Waiteman é intensificar as atividades em São Paulo e partir para a prospecção na esfera privada. Atualmente as contas publicas respondem por 55% do faturamento, que, segundo Freitas, foi de R$ 215 milhões em 2011 e deverá ser de R$ 240 milhões em 2012. O objetivo financeiro é de crescimento de 20% ao ano nos próximos três anos.A Master Roma Waiteman tem cerca de 190 funcionários.
A negociação de Freitas com o WPP foi motivada pelo fato de a multinacional não contribuir com o faturamento da agência por meio de contas alinhadas — o mesmo motivo que causou o rompimento recente entre Peralta e StrawberryFrog e os poucos casos registrados nos últimos anos no Brasil, como as separações da Eugenio com a rede DDB; da Bullet e da Contemporânea com o Interpublic; e da Age com o Grupo Havas.
A sociedade entre Master é WPP foi firmada em 2001, inicialmente com a multinacional comprando 20% da agência — percentual que aumentou com o passar dos anos, chegando a 49%. Apesar de minoritário, o Grupo WPP detinha o direito de controle financeiro sobre a Master.
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