Após Jantar da Vingaça, Reclame Aqui vem com Festival de Música
Mais uma vez, a ideia é provocar empresas que deixam a desejar no atendimento aos clientes; plataforma acredita que conscientização das pessoas sobre seus direitos foi ampliada no ambiente digital
De todos os consumidores que acessam o portal Reclame Aqui diariamente, apenas 5% dedicam-se a postar alguma reclamação ou a manifestar sua indignação por conta de um mau serviço prestado por alguma empresa. Os 95% restantes visitam o site para pesquisar a reputação das marcas com as quais pretendem fazer negócio. A estatística foi dada por Felipe Paniago, diretor de marketing do portal e, em sua opinião, sinaliza uma conscientização das pessoas acerca de seus direitos.
“O consumidor de hoje já tem o hábito de se precaver e pesquisar sempre antes de efetuar qualquer compra ou negócio online. As pessoas não se predispõem mais a arriscar tanto e a fazer negócios com empresas sem ter informações sobre a qualidade de seu atendimento, entrega e serviços”, aponta o porta-voz.
Ciente de que contribuiu para esse amadurecimento dos consumidores, o Reclame Aqui acredita que seus 17 anos de presença no mercado brasileiro também colaboraram para mudar o comportamento de muitas empresas. “O que o Reclame Aqui fez foi dar visibilidade a casos que ficavam restritos apenas ao consumidor que enfrentava um problema com a marca. Ao ter seus defeitos apontados publicamente – e compartilhados por muitas pessoas – as empresas começaram a ter um prejuízo de imagem muito maior e, a partir daí, começaram a pensar mais na qualificação de seu atendimento ao cliente”, acredita Paniago.
O próprio ambiente online, do qual o Reclame Aqui faz parte, também modificou a relação entre marcas e produtos. De acordo com o diretor de marketing, o maior percentual de reclamações registradas em 2016 se referiu a empresas de comércio eletrônico. Segundo ele, atrasos na entrega, dificuldades na troca ou não cumprimento do que foi prometido ao cliente foram as razões que mais motivaram as pessoas a registrarem suas queixas. “Nenhuma empresa é livre de ter problemas. Inevitavelmente, eles irão acontecer. Mas o que torna uma empresa melhor do que outra é a forma pela qual ela lida com esses incidentes e minimiza os desconfortos causados ao consumidor”, analisa o diretor.
Depois do Jantar, a Música
Para celebrar o Dia do Consumidor, o Reclame Aqui preparou uma ação para, mais uma vez, provocar as marcas que estão deixando a desejar no atendimento aos clientes. Junto com a Grey, agência responsável pela conta publicitária do anunciante, o portal promoveu, ao longo da quarta-feira, 15, o On Hold Music Festival, colocando bandas para se apresentar em diferentes lugares da cidade de São Paulo. A ideia, no entanto, não foi criada para soar bem aos ouvidos.
Como repertório, o Reclame Aqui escolheu as tradicionais canções de espera telefônica, que tanto irritam os consumidores que desejam fazer alguma reclamação ou pedir alguma ajuda nas centrais de atendimento das empresas. “Selecionamos algumas empresas que são mal qualificadas em nosso site pelo atendimento telefônico e mandamos uma banda na porta de cada uma, para tocar um repertório de músicas de espera. A ideia é fazer uma brincadeira para mostrar o desconforto que essas empresas causam aos seus consumidores”, conta Paniago.
A ação, no entanto, não revela os nomes das empresas “homenageadas”. “Nossa intenção não é expor essas marcas mas sim, por meio de uma brincadeira, fazer que elas reflitam sobre o serviço que prestam”. O On Hold Festival teve cobertura ao vivo na página do Reclame Aqui no Facebook, onde os vídeos também estão disponibilizados. Cada um dos “shows” contou com a presença de bandas reais e foi conduzido pelo humorista Maurício Meirelles. Veja, abaixo, um dos vídeos do Hold Festival:
Com essa iniciativa, a plataforma pretende ter uma repercussão ainda maior do que o Jantar da Vingança, ação que agitou as redes sociais no ano passado. Também assinada pela Grey, a pegadinha colocou diretores de empresas mal avaliadas no Reclame Aqui para serem maltratados em um restaurante. Relembre: