WPP reporta queda orgânica de 1,6% em 2019; Brasil cresce 9%

Buscar

WPP reporta queda orgânica de 1,6% em 2019; Brasil cresce 9%

Buscar
Publicidade

Comunicação

WPP reporta queda orgânica de 1,6% em 2019; Brasil cresce 9%

Com declínio pelo terceiro ano consecutivo, ações da holding despencam 15%; mercado nacional é uma das áreas com melhor desempenho


27 de fevereiro de 2020 - 12h08

Mark Read, CEO do WPP (Crédito: Arthur Nobre)

Nos últimos três meses do ano passado, a receita orgânica do WPP caiu 1,9%. Foi o desempenho mais fraco da holding desde o primeiro trimestre de 2019, refletido pelo fraco desempenho em mercados como Reino Unido, Ásia-Pacífico, América Latina e Europa Central. No terceiro trimestre de 2019, a holding reportou crescimento de 0,5%.

Divulgado nesta quinta-feira, 27, o balanço financeiro da companhia prevê um cenário de pouca melhora em 2020. Com consequência, as ações do grupo despencaram 15%, o nível mais baixo em oito anos.

No ano fiscal de 2019, o WPP apresentou declínio de 1,6% em receita orgânica, excluindo a venda de 60% da Kantar para a Bain Capital. Este é o terceiro ano consecutivo em que a holding reporta recuo na receita.

O Reino Unido apresentou resultados abaixo do esperado, com queda nas vendas de 3,7% no quarto trimestre ante o crescimento de 3,1% no terceiro trimestre.

A América do Norte, cujo desempenho tem sido fraco nos últimos três anos, recuou 4,5% no quarto trimestre. No terceiro trimestre, a queda foi de 3,5%.

O Brasil foi destacado no relatório como uma das áreas de crescimento expressivo para a holding: o mercado nacional teve alta de 9%.

Mark Read, CEO do WPP, disse, em comunicado, que 2019 foi o ano-base para a implementação da nova estratégia do WPP e que a simplificação da operação, assim como a redução de débito foram conduzidas com êxito. No posto de chefe executivo da companhia desde a segunda metade de 2018, Read operou duas fusões globais: VML e Y&R, que originou a WMLY&R, e Wunderman e J. Walter Thompson, que se tornou Wunderman Thomspon.

“Nossa nova oferta de criatividade impulsionada pela tecnologia deu certo com os clientes, já que tivemos boas taxas de retenção e conquistas importantes. Instagram e Mondelez estão entre as conquistas criativas, e AXA, eBay e Hasbro estão entre as conquistas de mídia”, comentou o CEO.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf