Aprovação de promoções será digital
Caixa promete mudança até o final do ano, o que reduzirá prazo de até 40 dias para apenas sete
Caixa promete mudança até o final do ano, o que reduzirá prazo de até 40 dias para apenas sete
Meio & Mensagem
30 de julho de 2013 - 1h10
A Caixa Econômica Federal detalhou na manhã desta terça-feira, 30, as mudanças para agilizar o processo de autorização de promoções comerciais, durante o 1° Congresso de Live Marketing, promovido pela Associação de Marketing Promocional (Ampro). Por norma federal estabelecida na década de 1970, cabe ao banco autorizar e fiscalizar este tipo de ação. O prazo para obter a liberação já chegou a levar até 40 dias (hoje está entre 15 e 20 dias).
A Caixa deve colocar em prática, até o final do ano, o Sistema de Promoções Comerciais (SIPMC), plataforma digital que permitirá a anunciantes e agências incumbidas de realizar promoções autenticar os projetos em até sete dias. O envio de documentos, hoje feito via Correios, será totalmente digital. Será possível, inclusive, o acompanhamento do processo em tempo real. "Hoje, se houver necessidade de qualquer correção, enviamos ofício. Com o SIPMC, vamos virtualizar", explicou Edilson Vianna, gerente nacional de loterias e promoções da Caixa. As mudanças para acelerar o processo burocrático foram defendidas pela Ampro, o que explica o anúncio ter sido feito durante o 1° Congresso.
Hoje, segundo Vianna, o banco conta com 25 profissionais dedicados a autorizar promoções, o que ajudou a reduzir o prazo de finalização dos processos – mesmo com um aumento de certificados emitidos nos últimos dois anos. No primeiro semestre deste ano, foram 906, ante 792 e 645 no mesmo período de 2012 e 2011, respectivamente.
Nova lei
Na apresentação, o representante da Caixa minimizou as críticas que a Portaria 422/13, promulgado na última semana, recebeu ao promover mudanças no setor de promoções comerciais. Disse que se trata apenas de uma interpretação atualizada e condizente com o universo digital, já que a lei original que rege este mercado data dos anos 1970. "Hoje temos uma cabeça muito preparada e simpática a receber planos de promoções criativas", ressaltou Viana. "Estamos à disposição para trabalhar junto com vocês."
Leia mais sobre o 1º Congresso de Live Marketing:
Live marketing quer relações sustentáveis
Promocionais querem mais planejamento
O Cirque du Soleil e o live marketing
Ampro mira tributos, promoções e segurança
Marcas, sensações e pessoas
Os primeiros passos do live marketing
Compartilhe
Veja também
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024
Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu
Global Ad Spend Forecasts 2025 indica que o crescimento será impulsionado pela televisão e por investimentos em digital