Comunicação
Aquarela à la Restart
Full Jazz mistura mundo real e imaginário na nova campanha da Faber Castell
Full Jazz mistura mundo real e imaginário na nova campanha da Faber Castell
Nathalie Ursini
9 de janeiro de 2012 - 8h25
O mote da nova campanha da Faber Castell é o mesmo da ação publicitária mais famosa de sua história, lançada em 1983 e embalada pelos versos de Aquarela, de Toquinho. “Fizemos uma pesquisa para ver se a comunicação ainda funcionava. E é uma alegria muito grande saber que é um sucesso”, explica Luiz Lobo, sócio e presidente da Full Jazz, agência responsável pela conta.
A nova campanha estreia no próximo dia 13 e será veiculada em canais de TV aberta e fechada até fevereiro, tradicional período em que os anunciantes deste segmento inundam a mídia com suas mensagens, de olho no enorme contingente de estudantes que se preparam para a volta às aulas.
O toque de modernidade do novo comercial são as canetinhas aquareláveis (que ao passar do pincel deixam uma textura de tinta) e o ecolápis aquarelável mutante (que muda de cor). No filme, os produtos são apresentados em uma mistura de mundo real e imaginário. Dentro de uma sala de aula, as citações da letra da canção de Toquinho ganham vida ao som de uma versão modernizada da música. Segundo Lobo, a pesquisa com o público alvo da campanha envolveu ainda o estilo de música que está mais presente no dia a dia desse target. E o resultado é que Aquarela ganhou uma versão a la Restart.
Apesar de a ação ter foco principal neste período pré-volta às aulas, Carlos Zucolo, diretor de marketing da Faber Castell, reforça que os produtos não são dirigidos apenas para as crianças. “Estamos a vida toda com as pessoas, não só na sala de aula mas também no trabalho”, frisa.
O primeiro comercial da Faber Castell com a música Aquarela completa 29 anos em 2012. Desde então, já foram feitas 26 versões com a mesma música. Para Zucolo, o grande desafio da marca é “aproveitar a magia vencedora da música”. “Somos uma das únicas marcas que tem essa forte ligação com um mesmo tema, mantido por tantos anos. Nunca vamos fechar os olhos para isso, pois é um grande potencial de lembrança que mantém a relevância da marca”, finaliza.
Confira o comercial de 1983.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix