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As boas ideias que vêm do Oriente

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Comunicação

As boas ideias que vêm do Oriente

Formas idiotas para morrer, máquina de tendências ao vivo e carro desfigurado são algumas sacadas criativas de festival publicitário na Ásia


27 de abril de 2013 - 8h15

 Realizado na semana passada na Tailândia, o AdFest revelou os cases de propaganda mais criativos da região que engloba Ásia e Oceania.

A lista traz algumas grandes ideias que podem fazer, ou já fizeram, sucesso em festivais internacionais. Vale, ainda, um olhar especial para a agência indiana Taproot, que conquistou o “Agência do Ano” em 2013, e que já havia sido segunda colocada em 2012.

A grande sacada criativa do festival foi “I´Am Mumbai”, que conquistou o Grande Lotus Roots, equivalente ao GP de Titanium no Festival de Cannes, e um Ouro em Film Lotus.

Da Taproot para o jornal Mumbai Mirror, a peça consiste em um filme que mostra pessoas, literalmente, “colocando a boca no trombone” em protestos nas ruas e declarando “Eu sou Mumbai”. A peça criada para o jornal diz que Mumbai está se expressando nas ruas e questiona: “Você está ouvindo?”. A campanha já havia saído do Festival de Cannes de 2012 com um Ouro em Film Craft e foi bastante aplaudida.

Confira:

wraps

 A mesma agência conquistou um dos outros dois Lotus Roots distribuídos (não há distinção entre Ouro, Prata e Bronze) com a série de três anúncios “Abused Goddess”, para a associação Save Our Sisters. As peças mostram deusas hindus com o rosto marcado por agressões. “Hoje, mais de 68% das indianas são vítimas de violência doméstica”, aponta a peça. Veja:

Peça 1

Peça 2

Peça 3

 A terceira grande ideia premiada nesta categoria também é indiana: tratam-se dos filmes Bindi e Aarti, da McCann Mumbai para a empresa de compra de passagens aéreas Yatra.com.

Confira:

 Na categoria Film, a vitória foi de uma animação chamada “Dumb Ways to Die”, da McCann Melbourne para Metro Trains. Fazendo um alerta sobre a possibilidade de morte na chegada e partida de trens de estações, a campanha mostra cenas sarcásticas de personagens animados morrendo de forma idiota. Esta peça pode concorrer em Cannes e levou ainda um Integrated Lotus.

Veja:

 A vencedora dos Grand Prix nas categorias Promo e Integrated foi “Car Creation”, da Whybin\TBWA\Group, de Sydney, para a seguradora de carros NRMA Insurance. A ideia era divulgar que as seguradoras rivais não cobrem determinadas partes do carro.

Para isso, a NRMA construiu um carro, bastante desfigurado, unindo inúmeras partes de outros carros que são consideradas extras por essas empresas de seguro (por exemplo: tetos-solares, retrovisores e rodas).

Confira o vídeo:

A Clemenger BBDO, de Sydney, criou uma instalação, vencedora dos Grand Prix de Interactive e Innova Lotus (categoria de inovação tecnológica, similar à estreante Innovation Lions em Cannes). Trata-se de uma “máquina de tendências” que, a partir de emissores de sinais ligados a equipamentos que gravavam as pessoas falando, enviava mensagens para atualizar uma apresentação. A expressão mais dita: abelhas, em referência à própria aparência do case.

Confira e entenda:

 Sentindo falta do Japão nessa lista? A Dentsu conquistou o GP em Outdoor Lotus, com o case que mostrou o eclipse solar ao vivo do monte Fuji, em um esforço que misturou tecnologia e esforço humano de montanhistas, além de baterias solares.

Veja:

Para finalizar, em Press, a vitória foi da Leo Burnett de Sidney, com a série Butterfly/Pig/ Catfish.

Butterfly

Pig

Catfish

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