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Comunicação

Black Friday recheia jornais com promoções

Serviços e lojas de varejo investem em anúncios para a quarta edição da data no Brasil


29 de novembro de 2013 - 12h21

Os principais jornais desta sexta-feira 29, chegaram às bancas e às casas dos assinantes com tamanho maior do que o normal. Para aquecer ainda mais as vendas deste dia marcado pela Black Friday, empresas do varejo e de serviços apostaram maciçamente em anúncios impressos informando preços lá em baixo.

Um dos casos mais impressionantes foi em O Estado de S. Paulo, onde a rede de supermercados Extra apostou uma boa parte de suas fichas. De 16 páginas do primeiro caderno do jornal, apenas quatro delas não contém anúncio da empresa, sendo a capa, a contra capa, e a terceira o editorial. Os anúncios variam de formatos como página inteira, meia página e página dupla. 

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Uma das peças reforça a credibilidade da data comercial comemorativa e diz que a promoção, pelo menos no Extra, é de verdade, indo contra as informações e opiniões que circulam sobre os descontos fajutos nos produtos. 

Já a Folha de S. Paulo trouxe dois informes publicitários – um dedicado ao mercado imobiliário, que trouxe 16 páginas com conteúdo relacionado à Black Friday e anúncios de empreendimentos. O outro caderno foi dedicado ao mercado automotivo.

Redes varejistas como Lojas Cem, Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart e Telhanorte são algumas das marcas que fizeram as páginas crescerem com anúncios. No segmento de viagens, Decolar.com e CVC também marcaram presença. Já a Azul preferiu adaptar a data da promoção para Azul Friday. Outras como Etna e Telhanorte anunciaram a Black Weekend, estendendo suas promoções até o domingo.

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Ações multimídia
A maioria dos anúncios tentava direcionar as pessoas para os sites das empresas. No caso da Chevrolet, a tentativa foi de fazer algo inverso e levar as pessoas de outras mídias para o jornal. Na ação, a marca disponibilizou cupons de R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 10 mil para diferentes modelos de carros a partir de anúncios criados pela Salles Chemistri e veiculados em diversos jornais. Para divulgar a iniciativa, a agência apostou em divulgação por meio de ações na internet e um comercial com Rodrigo Faro que reforça a adesão da Chevrolet à Black Friday.

Não só os jornais foram tomados pela avalanche de descontos. Rádios e canais de TV, principalmente aberta, anunciam promoções nas mais diversas lojas. Na internet, banners e e-mails lotam as telinhas dos internautas sobre promoções. No Youtube, por exemplo, quase todos os vídeos vêm acompanhados de um comercial para a data. Em suma: a Black Friday parece ter entrado no calendário comercial e as agências estão tendo um (bem-vindo) trabalho extra por causa da data. 

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Leia também:
– 10 mandamentos para a Black Friday 

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