Bob Dylan se vendeu?
Cantor protagoniza comercial de Chrysler e empresta música para Chobani. Para alguns fãs, ele foi longe demais
Cantor protagoniza comercial de Chrysler e empresta música para Chobani. Para alguns fãs, ele foi longe demais
Felipe Turlao
5 de fevereiro de 2014 - 10h02
O assunto do momento nos Estados Unidos é a discussão em torno da decisão de Bob Dylan de emprestar sua imagem para vender carros da Crysler.
No comercial de dois minutos veiculado durante o Super Bowl, Dylan defende o orgulho americano e a cidade de Detroit. A mensagem dá sequência às campanhas veiculadas em anos anteriores, dentre elas as protagonizadas por Eminem e Clint Eastwood, que fizeram manifestos que colocaram a cidade norte-americana como orgulho do país e centro do mercado automobilístico – ao mesmo tempo em que as fabricantes asiáticas como Toyota e Hyundai passavam a conquistar parte relevante do mercado.
Na mesma noite, Dylan emprestou sua canção “I want you” para o comercial da marca de iogurte grego Chobani, que mostrava um urso invadindo uma pequena loja de conveniência no interior dos Estados Unidos, para comprar o iogurte feito de ingredientes naturais.
Para alguns fãs, como reportaram veículos como CNN, Forbes, Financial Times e Bloomberg, ele foi longe demais. Ícone da contracultura nos anos 1960, Dylan teria se vendido ao sistema.
Outra crítica, da revista The New Yorker, não foi ao fato de o cantor ter protagonizado um comercial, mas sim a mensagem que a peça defendeu, de defesa do mercado interno: “Vamos deixar os alemães fazer a sua cerveja, os suíços construírem seu relógio e os asiáticos telefone. Nós vamos construir seu carro”, afirmou Dylan.
Seja como for, esta não foi a primeira vez que Dylan emprestou sua imagem ou voz para a publicidade. Confira abaixo os comerciais para Chrysler e Chobani e, logo depois, outros comerciais protagonizados no passado, para marcas como Victoria´s Secret, Cadillac, Apple, Google, Pepsi e Co-op.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024