Boticário: beleza que gera buzz
Com inspiração na realidade, marca vem se destacando com suas campanhas publicitárias
Com inspiração na realidade, marca vem se destacando com suas campanhas publicitárias
Bárbara Sacchitiello
24 de fevereiro de 2016 - 11h45
Conhecida pelas fragrâncias de seus perfumes e pelos tons coloridos de suas maquiagens e cosméticos, O Boticário vem conseguindo despertar outros sentidos nos seus consumidores. Há algum tempo – mais especificamente desde o ano passado – a marca vem adotando em sua comunicação um posicionamento que não permite mais que seus comerciais na TV ou internet passem despercebidos.
O exemplo mais emblemático dessa estratégia aconteceu no Dia dos Namorados de 2015, quando a rede colocou no ar um filme que mostrava diversos casais (heterossexuais e homossexuais) trocando presentes. O buzz gerado pelos críticos e defensores da campanha foi tamanho que a marca chegou a ser julgada no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), venceu prêmios de apoio à diversidade e se tornou assunto nos ambientes on e offline. (veja o filme abaixo)
No final do ano, a empresa inovou ao colocar um casal idoso como protagonista de sua mensagem natalina. No começo de 2016, voltou a ganhar espaço nas redes sociais por conta de outra ação de comunicação que mexia com a autoestima das mulheres recém-divorciadas (que rendeu muitas críticas e um novo processo no Conar, que ainda será juldado). E, no começo de fevereiro, ao lançar um novo filme publicitário no qual a atriz Cléo Pires dizia que a própria propaganda da marca era uma encenação, o nome da empresa voltou a circular nas redes sociais. (relembre os comerciais:)
Todos esses cases não representam, de acordo com o anunciante, uma alteração em sua estratégia publicitária. “Não se trata de uma mudança. Nossa comunicação tem como objetivo mostrar as verdades de O Boticário e os atributos dos produtos. Mas isso sempre foi assim, não é algo novo”, garante Cristiane Irigon, diretora de comunicação da empresa. Segundo a executiva, o buzz gerado pelas últimas ações de comunicação da marca pode ser explicado pela forte identificação do público com a missão que a empresa atribuiu para si há algum tempo: propagar a beleza como um elemento estimulador da autoestima e da confiança.
Articulado em conjunto com a AlmapBBDO, agência responsável pela comunicação de O Boticário há quase 12 anos, o conceito de valorização da beleza permitiu que a marca trouxesse para a sua comunicação abordagens que refletissem transformações e movimentações sociais. “A beleza tem o poder de transformar as pessoas e tudo a sua volta. Porque quando elas se sentem mais bonitas, elas também têm uma atitude mais confiante e positiva perante à vida”, explica Cristiane.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1698 de Meio & Mensagem, de 22 de fevereiro, disponível exclusivamente nas edições impressa e também para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público