Brasileiros abrem Superlativ na Califórnia
Marcel Ziul e Marcos Vaz se uniram para fundar em Los Angeles, o estúdio Superlativ
Dois brasileiros, Marcel Ziul e Marcos Vaz, se uniram para fundar em Los Angeles, na Califórnia, o estúdio de criação e design Superlativ. Eles estão de olho no mercado de motion graphics e animação dos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, principalmente o Brasil. Em apenas oito meses de operação, a Superlativ já realizou trabalhos para diversos clientes como CBS (Dr.Phil), National Geographic, Mexico Soccer, Sky Sports Italia, Oprah Winfrey Network, NFL, Fox e Apple. Porém, um dos trabalhos mais significativos foi o pacote completo de branding da Copa América 2011, com reformulação total de marca do torneio, transmitido para mais de 280 países, além de streaming ao vivo no YouTube.
Ziul e Vaz se conheceram em 2006 na premiação do VMB da MTV quando concorreram na mesma categoria: direção de arte. Depois disso, seguiram caminhos diferentes: Vaz foi para a Record e Ziul para a Conspiração Filmes, onde coordenou a montagem do departamento de motion graphics. Os dois só se reencontraram em meados de 2007, já em Los Angeles: Vaz na 3Ring Circus, em Hollywood, e Ziul como diretor de arte da Belief Design, em Santa Mônica. Por terem passado pelas mesmas dificuldades de adaptação, surgiu a oportunidade de se unirem para formar a Superlativ.
Para eles, a grande diferença entre os mercados de produção do Brasil e dos EUA é o planejamento dos trabalhos. “Nos EUA, eles priorizam a pesquisa e a criação antes de produzir, isso faz uma grande diferença quando se quer inovar”, explica Vaz. Ele acredita que os resultados saem mais originais e é por isso que o mercado norte-americano acaba ditando tendências e técnicas. O estúdio surge em um momento de grande demanda por conteúdo digital. “Pensar em um produto é pensar em conteúdo para smartphones, tablets, internet”, lista Ziul.