Assinar

Caso João Caetano: investigação descarta conduta racista

Buscar

Caso João Caetano: investigação descarta conduta racista

Buscar
Publicidade
Comunicação

Caso João Caetano: investigação descarta conduta racista

Apesar da conclusão da apuração, Caetano decide, em comum acordo com a Wieden+Kennedy SP, pela sua saída definitiva da agência


9 de junho de 2025 - 14h00

Após conclusão de investigação, João Caetano e W+K SP resolvem por sua saída definitiva da empresa (Crédito: Divulgação)

Apuração iniciada há quatro meses pela Wieden+Kennedy Brasil concluiu que João Caetano Brasil não teve conduta racista contra ex-funcionário da agência.

Apesar disso, a W+K decidiu, em comum acordo com Caetano, pela saída definitiva do criativo. Ele respondia como group creative director do escritório desde fevereiro de 2024.

Comunicado enviado pela assessoria pessoal de Caetano diz que a “investigação foi concluída sem identificar qualquer conduta discriminatória por parte do profissional, sendo qualquer acusação nesse sentido considerada improcedente”.

O documento afirma, ainda, que “o desfecho reafirma os valores que sempre pautaram sua trajetória — marcada pelo respeito, pela inclusão e pelo repúdio a qualquer forma de discriminação, a exemplo de seu apoio e envolvimento em iniciativas como a idealização do projeto Cria da Quebrada, voltado à capacitação de jovens negros para atuarem na indústria criativa da publicidade”.

Entenda o caso

O afastamento de João Caetano de suas funções na W+K se deu no final de janeiro, quando a agência iniciou a investigação para apurar um suposto caso de racismo envolvendo o profissional de criação e Matheus Thiago, então produtor sênior da agência.

Thiago pediu demissão da W+K SP em janeiro, não formalizou a denúncia, mas falou sobre o caso em seu LinkedIn, sem citar nomes. Hoje, o profissional responde como produtor sênior da Ogilvy Brasil.

Ainda naquele mês, o Clube de Criação informou que Caetano havia solicitado afastamento de suas funções diretivas na entidade, pelo fato de estar passando por um processo de apuração de acontecimentos.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marisa Maiô: a publicidade entrou na era das garotas-propaganda de IA?

    Marisa Maiô: a publicidade entrou na era das garotas-propaganda de IA?

    Fenômeno das redes sociais atraiu o Magalu e a OLX e abriu mais possibilidades para as marcas se conectarem com as conversas do público por meio da tecnologia

  • Confederação de Instituições Financeiras muda nome e posicionamento

    Confederação de Instituições Financeiras muda nome e posicionamento

    Por meio de um trabalho desenvolvido pela N.ideias e pelo GAD, marca da entidade, que completa 40 anos de atuação, passa a ser Fin