Comunicação

Clarice Lispector inspira manifesto da Caloi

Poema 'Não te amo mais' inspira a narrativa de 'Carro versus Bike', criado para o Dia Mundial sem Carro

i 21 de setembro de 2012 - 7h22

O sábado, 22, será marcado pelas discussões relativas ao Dia Mundial sem Carro – embora a data passe quase despercebida neste ano, por cair num final de semana. Para se posicionar sobre a questão, a Caloi lança um manifesto pró-bicicleta baseado no poema “Não te amo mais”, de Clarice Lispector – que, lido de baixo para cima, tem significado oposto de quando lido em sua forma tradicional.

“Carro versus bike”, que pode ser visto abaixo, foi criado pela agência Salve em parceria com a Convert Filmes. O manifesto será veiculado na internet e é o terceiro vídeo produzido pela fabricante de bicicletas sobre mobilidade urbana. Os anteriores são “Plano B”, de 2010; e “Uma história de amor dobrável”, de 2011. Além do vídeo, a empresa promove, também no sábado, um passeio pela ciclofaixa de São Paulo. A intenção é movimentar um pelotão de ciclistas que represente o leque extenso de cores das suas bicicletas. A ação será, depois, replicada no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.