Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

Buscar

Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

Buscar
Publicidade

Comunicação

Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

1consórcio faz vídeo em resposta à campanha da plataforma Pi Investimentos, do banco, em que o personagem não tolera empresas "empurrando consórcio"


31 de maio de 2019 - 19h48

Na segunda semana de maio, a Pi Investimentos, plataforma de investimentos do banco Santander, lançou uma campanha protagonizada por Antônito Tabet que ironizava o modelo de consórcio e propunha para o público investir “inteligente” e investir na Pi. A peça obteve uma reação negativa de empresas e instituições do setor.

Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), em nota de repúdio, declarou que a mensagem era ofensiva ao sistema de consórcios, “afrontando os legítimos interesses das administradoras, colaboradores, profissionais de vendas e, sobretudo, consorciados”, afirma o comunicado. A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), por sua vez, considerou a campanha incompatível com a realidade.

Ambas afirmaram solicitar ao Santander que retirasse a campanha do ar, o que não aconteceu, pois o banco alegou que a campanha é irreverente e não prejudica os demais players do setor, já que todos estão atuando pela conscientização do mercado e pela educação financeira, disse a Ancord.

No entanto, na noite da quinta-feira, 30, a 1consórcio, plataforma digital de consórcios em rede fruto da união da Kogut com o Consórcio Viwa e o Grupo Coimex, publicou um filme em resposta à comunicação que traz um ator caracterizado como o personagem de Tabet está na peça da Pi Investimentos. Ele aparece abraçado por um homem de terno que veste gravata vermelhas, assim como a toalha e o tapete do ambiente — cor do Santander.

Em um diálogo com as mesmas estruturas do filme da plataforma de investimentos, o personagem principal diz ao executivo que pedir para que ele desmoralize o sistema de consórcio “que é sucesso há 50 anos” com algo que mal saiu das fraldas não está tudo bem — a Pi Investimentos foi lançada em março deste ano pelo Santander. O personagens afirma, ainda, que o consórcio é algo tão bom que até o banco vende.

“O mercado é grande, há espaço para todos, mas é preciso muito cuidado na criação de estereótipos. Não podemos permitir que venham denegrir a imagem e a credibilidade do segmento de consórcios, e é isso que queremos mostrar com nosso vídeo”, disse Marcelo Kogut, diretor de marketing da 1consórcio, em comunicado. Segundo o executivo, a empresa não poderia se calar diante da ofensa, que também é feita a outros setores do mercado financeiro, como os agentes autônomos de investimento. A peça da plataforma digital de consórcios em rede ainda coloca o slogan “1 por todos, todos por 1” ao final do filme para reforçar a união da classe de profissionais e administradoras de consórcios e outros segmentos atingidos.

*Crédito da imagem no topo: Reprodução/Pi Investimentos

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores