Como Macaulay Culkin virou o rosto de campanha do Bradesco
Escolha do ator une proposta de Esqueceram de Mim à mensagem da campanha; filme foi gravado durante vinda de Culkin ao Brasil
Eram 5h30 da manhã quando a equipe envolvida na campanha de final de ano do Bradesco recebeu a mensagem do aceite de Macaulay Culkin para estrelar o filme.
Resultado de processo que durou pouco mais de um mês, entre recebimento do briefing e a estreia, o Bradesco apresentou no início do mês a campanha Pra não esquecer em 2026, desenvolvida pela Lovely e protagonizada pelo ator de Esqueceram de Mim.

Macaulay Culkin veio ao Brasil para gravação de comercial para o Bradesco (Crédito: Divulgação)
O vídeo já conta com mais de 5 milhões de visualizações no canal do banco no YouTube e mais de 7 mil comentários no Instagram.
A escalação do artista se deu a partir de conversa interna com o time de planejamento da agência, com base na análise de uma série de comportamentos e atitudes das pessoas no fim do ano, lembra Daniell Rezende, diretor executivo de criação da Lovely. Isso inclui fazer festas, enfeitar a casa, e até assistir filmes clássicos e típicos do período natalino.
Daí, o quebra-cabeça estava formado: a partir da participação de Culkin, na fase adulta, unir o filme à mensagem de resgatar a criança interior e relembrar as coisas que não devem ser esquecidas durante essa época. “O objetivo era tocar o coração das pessoas e conversar em um outro nível, de um jeito mais emocional”, diz o criativo.
O ator veio ao Brasil em uma brecha de agenda em meio a uma turnê nos Estados Unidos em que, justamente, conta histórias sobre a trama que lhe rendeu o estrelato enquanto criança. Essa foi não só a primeira vez de Culkin no País, mas também no hemisfério sul.
O desafio era que tanto a informação sobre a presença no Brasil, quanto a participação no comercial do Bradesco, não vazassem, aponta Rezende. No total, foram duas diárias de gravação, em que o intérprete de Kevin McCallister na trama natalina se envolveu com o filme e se mostrou participativo desde o início.
“Conversamos com ele no hotel um dia antes da filmagem para alinhar as expectativas, nossas e dele. Ele já estava super dentro do que tinha que fazer. Foi muito profissional, inclusive”, descreve o diretor.
A versão oficial do filme é dublada, para ser mais acessível e, de fato, conversar com todo o Brasil. Outro receio era de que a voz de um dublador não se associasse à imagem de Culkin, afinal, a dublagem de Esqueceram de Mim foi feita com a voz de uma criança. Mas o resultado final aconteceu com muita naturalidade, defende Rezende.
Além da repercussão nas redes sociais, a emoção também tomou conta da equipe durante e após as filmagens, dada a memória afetiva com o personagem.
O trabalho junto a celebridades é crescente na indústria publicitária, à medida que marcas encaram o desafio de gerar conexões mais profundas com os consumidores. A escalação de figuras públicas, defende o criativo, deve conversar com o coração e emoção.
“Eu não acredito em usar a celebridade como um empréstimo de fama. Ela tem que significar alguma coisa para a vida das pessoas e para o assunto que está sendo abordando por qualquer motivo que seja”, diz. E o emocional, posteriormente, move o racional, importante para o trabalho dos anunciantes. “Não é só porque queremos que as pessoas chorem, se emocionem. É um jeito genuíno de estabelecer uma conexão”. Veja a campanha: