As melhores agências em novos negócios
Com pulverização das grandes verbas, Grupo Pão de Açúcar faz da Havas o destaque de 2014
Com pulverização das grandes verbas, Grupo Pão de Açúcar faz da Havas o destaque de 2014
Alexandre Zaghi Lemos
14 de janeiro de 2015 - 10h41
A Artplan é a agência com melhor rendimento em novos negócios no decorrer de 2013, segundo levantamento de Meio&Mensagem. As licitações por verbas estatais foram o principal fator na definição das melhores agências em novos negócios de 2013.
Das quatro destacadas, três tiveram performances impulsionadas por contas públicas: a campeã Artplan, a Borghi/Lowe e a Propeg. A única exceção é a JWT. É uma situação totalmente diferente do ranking publicado em janeiro do ano passado, que destacou a Y&R como a melhor em novos negócios de 2012, graças, sobretudo, a três conquistas de anunciantes privados: Cervejaria Petrópolis, Peugeot e Honda Motos.
No caso da Artplan, pesou favoravelmente a conquista de parte da verba de R$ 500 milhões de Caixa, bem como as verbas da Câmara Municipal de São Paulo, Weber Quartzolit (ex-Adag), Hotel Urbano e outras (confira abaixo tabela com informações sobre as quatro melhores).
Metodologia
Este é o terceiro ano consecutivo que Meio & Mensagem edita levantamento próprio para apontar as agências de publicidade que se deram melhor na busca por novos negócios. O trabalho considera informações prestadas pelas maiores do ranking brasileiro e a checagem das mais relevantes trocas de parceiras realizadas pelos principais anunciantes do País. A metodologia para a arquitetura da lista tem como fio condutor o critério editorial e não meramente quantitativo. São privilegiadas as agências que conquistam clientes com os quais não tinham relacionamento anterior — embora seja reconhecida a importância do aumento de participação nas verbas de contas já atendidas e a adição de marcas de empresas com as quais elas já têm parceria. Não são consideradas as manutenções de contas, mesmo que via novas concorrências, nem a renovação de contratos. Também não são computados clientes incorporados em decorrência de fusões e aquisições.
A ponderação editorial valoriza mais as contas de maior investimento em mídia, considerando dados do ranking Agências & Anunciantes, cuja última edição disponível reporta valores de 2012, e quantias informadas em editais de licitações públicas. Entretanto, não despreza o potencial de faturamento que poderá ser gerado por anunciantes que estão em fase de crescimento. Há ainda ponderações sobre o balanço individual de cada agência, contrapondo suas conquistas às perdas ocorridas no período.
As quatro apontadas como as de melhores performances em 2013 conquistaram, no mínimo, cinco contas relevantes, sendo pelo menos duas entre os 300 maiores anunciantes brasileiros, somando potencial de investimento em mídia superior a R$ 100 milhões.
Leia reportagem completa na edição 1592 de Meio&Mensagem
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