CuboCC reforça perfil full service
Agência digital contrata Rodrigo Toledo (ex-JWT) como diretor geral
Agência digital contrata Rodrigo Toledo (ex-JWT) como diretor geral
Alexandre Zaghi Lemos
14 de novembro de 2011 - 3h54
Há um ano e meio sob o controle acionário do Grupo Interpublic, a brasileira CuboCC muda a estrutura diretiva para adequar-se ao seu acelerado ritmo de crescimento. Outro objetivo contemplado com os movimentos mais recentes é o de se firmar como agência full service, mantendo sua forte expertise digital como centro do pensamento estratégico nos projetos para seus clientes.
Com a finalidade de dividir as responsabilidades executivas da empresa e contemplar esta atuação mais ampla, o fundador, sócio e CEO Roberto Martini foi buscar em um profissional de carreira na publicidade o nome para ocupar a direção geral da CuboCC. Rodrigo Toledo assume a função após cinco anos na JWT, onde foi o diretor global da conta de Lux, o que inclui passagem por Bancoc, na Tailândia, e outros seis anos na Lowe. Sua carreira na área de atendimento começou em 1997, na Y&R.
A meta de Toledo é contribuir para reforçar a oferta de criação e produção de comunicação integrada, que há muito já não limita o trabalho da CuboCC ao ambiente digital. “Dentro do desafio de nos tornarmos profissionais híbridos, dominando todos os meios, estar aqui nesse momento é antecipar o futuro”, salienta. “Buscamos profissionais do off-line para aprender mais de um universo que não dominamos tão bem e também para nos ajudar a desenhar nossos próximos passos”, acrescenta Martini.
As mudanças ocorrem no momento em que a CuboCC ultrapassa a barreira dos R$ 100 milhões de faturamento, prevê fechar o ano com resultado de R$ 115 milhões, o que significa alta de 15% em relação ao ano passado, e projeta crescimento de 35% para 2012. Desde que o Grupo Interpublic comprou 70% de suas ações, em março de 2010, a agência ganhou musculatura para expandir seus negócios e se mudar para uma nova sede, em São Paulo, bem maior que a anterior, onde agora comporta 140 funcionários.
Ao lado de Martini e Toledo, estão na condução da CuboCC os diretores Luisa Bernardes (integração), Matheus Barros (operações) e Eduardo Sumi (canais). Como parte do Interpublic, a agência tem se beneficiado de novas ferramentas de acesso à informação e de uma estrutura administrativa mais bem estruturada.
Os três principais clientes da casa são Unilever (11 marcas), Kraft Foods (Halls, Trident, Chiclets e Bubbaloo) e Google (Orkut, Google+, Chrome e Youtube). Esta lista acaba de ser aumentada com a chegada da verba de Liberty Seguros, seguradora oficial da Copa 2014. “Nosso foco é trabalhar com marcas globais ou líderes de mercado, que nos permitam crescer”, frisa Martini.
O estilo da CuboCC reflete muito o pensamento de Martini, um jovem profissional que começou carreira como programador e diretor de arte e tem o empreendedorismo nas veias. Integrou o grupo que fundou a AG2, no Rio Grande do Sul, quando tinha apenas 17 anos. Depois disso, embarcou na sociedade da Rage, agência digital que chegou a integrar o portfólio da holding Prax, ao lado de W/Brasil, Lew’Lara e Escala.
Em 2004, ainda com 24 anos de idade, Martini fundou, ao mesmo tempo, a CuboCC e a produtora Santa Transmedia. “Eu queria aprende a dirigir filmes”, conta ele. Após sua saída da Santa, deu à CuboCC a dupla personalidade de agência e produtora que entusiasmou o gigante Interpublic a adquirir seu controle, mas mantê-la como unidade autônoma, sem vinculo direto com nenhuma de suas redes globais, como DraftFCB, Lowe e McCann.
Com a chegada do novo controlador internacional, deixaram a empresa Raul Garré e Rodrigo Elste, os outros dois sócios fundadores da CuboCC, que nasceu com o espírito “garagem” que norteou muitas inciativas da esfera digital.
Agora, com a chegada de Toleto, Martini quer dedicar mais tempo ao processo criativo e também ao comitê global criado pelo Interpublic para pensar o futuro do grupo. A expertise da equipe brasileira tem, inclusive, auxiliado na prospecção de contas em outros países. Para participar de projetos das empresas do Interpublic mundo afora, a CuboCC mantém um executivo dentro do escritório da holding em São Francisco, nos Estados Unidos. “Trabalhamos com a perspectiva de migração das verbas da mídia para os serviços agregados”, aponta Martini. Hoje, metade do faturamento da CuboCC vem de projetos que envolvem a compra de mídia e a outra metade dos serviços de produção.
Martini acredita que após consolidar sua presença no Brasil pode aproveitar a capilaridade do Interpublic para expandir a marca CuboCC para outros mercados. “Mas, por hora, ainda vivemos um cenário de demanda crescente no Brasil”, ressalva.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público