Comunicação

Faber-Castell: do grafite ao pixel

Cases digitais da David para a marca alemã mostram que o apego ao papel não existe e ilustram a reinvenção da palavra ?colorir?

i 2 de setembro de 2015 - 9h18

Diretamente ligada ao mundo físico, a Faber-Castell, empresa alemã de mais de 200 anos de história, vem mostrando que não tem apego ao papel e alçando a palavra “colorir” a um conceito que não envolve plataformas. O mais recente lançamento da marca neste sentido é o site Color PXL, criada pela agência David e que se apropria da febre dos livros de colorir, porém, com uma versão digital.

Rodrigo Grau, vice-presidente de criação da David, explica ao Meio & Mensagem que a plataforma, que levou cerca de três meses para ser desenvolvida, não é apenas uma repetição do conceito dos livros de colorir do mundo físico para o digital, mas uma nova maneira de a marca expor seus projetos digitais. “É um produto novo que poderá ser utilizado pela marca como uma nova plataforma de experimentação e interação”, diz Grau.

O pixel, linguagem que dá base à plataforma, antes restrito às mentes por trás do desenvolvimento de computadores e telas, virou praticamente elemento da cultura pop, tendo inspirado filmes e plataformas de games. De acordo com Grau, o pixel foi um elemento chave para o projeto e ajudando a reforçar o conceito de democratização da arte. “Os livros de colorir trouxeram isso, qualquer pessoa pode se expressar artisticamente da sua maneira e essa plataforma vai contribuir neste sentido”, ressalta o criativo.

A David está por trás de outros importantes projetos digitais da Faber-Castell. Ações desenvolvidas no principal período para a marca, o de volta às aultas, e que buscam se diferenciar das campanhas tradicionais dessa época do ano. Um deles é o Creativity Hub, lançado em janeiro deste ano, um site totalmente feito a mão. Em fevereiro de 2014, a marca lançou o Handmade Filter que permitia as pessoas tornarem suas fotos diponiveis para que ilustradores refizesse as imagens à mão.

Conheça o Color PXL e os outros dois cases digitais da Faber-Castell:

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Color PXL
Lançado em agosto de 2015
A plataforma digital Color PXL disponibiliza diversos Pix Papers para serem coloridos, divididos em três graus de dificuldade: fácil, médio e avançado. Os Pix Papers são folhas de papel A4 quadriculadas, sendo que cada quadradinho está identificado com um número que representa a cor que compõe o desenho.

Creativity Hub
Lançado em janeiro de 2015
A David propôs uma conexão entre mundo real e digital criando um site totalmente feito à mão usando produtos Faber-Castell. A plataforma segue disponível.

Handmade filter
Lançado em fevereiro de 2014
Foi criada a hashtag #handmadefilter que permitia às pessoas tornar suas fotos disponíveis para que ilustradores ‘refizessem’ as imagens à mão, também usando produtos Faber-Castell. As novas imagens eram postadas no perfil da Faber no Instagram.
 

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