Governo abre edital para escolher agências de comunicação
Secom selecionará três agências, focadas em publicidade digital, para administrarem verba de R$ 98 milhões

(Crédito: Reprodução)
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) publicou um edital para selecionar 3 agências de publicidade que terão a missão de realizar trabalhos de comunicação nas mídias digitais.concor
As empresas escolhidas farão a gestão dos canais digitais do Governo Federal, com foco específico nos perfis institucionais do governo e suas redes sociais, bem como pela consolidação do portal gov.br.
A proposta da Secom é selecionar três empresas de publicidade, que terão de administrar uma verba de R$ 98.274.929,98.
Segundo o edital, as empresas selecionadas terão de executar um trabalho contínuo de produção de conteúdo e planejamento de comunicação para os canais do governo em redes sociais como Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai.
Quais trabalhos as agências terão de fazer para a Secom?
No edital, a Secom listou as atribuições necessárias para as futuras agências contratadas.
Entre as agências, estão a criação de conteúdos adaptados às características e linguagens de cada plataforma digital; proposta de abordagens criativas que ampliem a adesão e o engajamento da população, além da divulgação dos programas do Governo Federal, como Minha Casa Minha Vida – Classe Média, Crédito do Trabalhador, Pé de Meia, Farmácia Popular, Luz do Povo, Bolsa Família, Prouni e FIES.
A Secom ainda pede que o trabalho englobe a promoção do portal gov.br como um ecossistema único, que dialogue com a população.
A apresentação das propostas das agências está marcada para 2 de setembro, às 10h, em sessão pública presencial no Auditório do Anexo I no Palácio do Planalto.
Licitação suspensa em 2024
A nova licitação da Secom é realizada um ano depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter determinado a suspensão da licitação anterior por suspeita de quebra de sigilo.
O processo, que estava em fase final, tinha o objetivo de selecionar quatro agências para realizar a comunicação digital do governo e previa uma verba de R$ 197,7 milhões.
O TCU esclareceu, em julho de 2024, que, após análise de representação, foram apontados “indícios de quebra do sigilo das propostas técnicas das licitantes, com a divulgação do resultado provisório do certame antes da data prevista”. A suspensão do TCU foi determinada pelo ministro Aroldo Cedraz.
A suspensão da licitação aconteceu porque, em abril, na véspera do anúncio das agências mais bem classificadas na licitação, o jornalista Wilson Lima, do portal o Antagonista, publicou em seu perfil pessoal no X, de forma cifrada, os nomes das quatro agências que seriam as vencedoras: Usina Digital, Área Comunicação, Moringa L2W3 e o consórcio BR e Tal.
No dia seguinte, foram realmente essas as agências anunciadas como as mais bem classificadas na licitação. Posteriormente, a Moringa e a Área Comunicação foram desclassificadas da disputa. No lugar, entraram a Clara Digital e o Consórcio Boas Ideais.